Laboratório de biologia molecular: A medicina, nos últimos 20 anos, vem evoluindo de uma maneira bastante precisa, impactando diretamente no diagnóstico, prevenção e tratamento de uma série de doenças.
O impacto é tão positivo que hoje, diversas pessoas conseguem lidar com doenças diferentes graças aos tratamentos presentes atualmente, aumentando assim não só a expectativa de vida da população como o aumento da qualidade de vida, no que diz respeito à saúde.
Estes tratamentos também não seriam possíveis se não fossem os estudos que acontecem periodicamente e estão diretamente relacionados aos resultados encontrados não só em tratamentos, mas na cura rápida de diversas doenças.
Os estudos, muitas vezes realizados com investigações e testes, estão ligados diretamente aos laboratórios, que utilizam das mais avançadas técnicas de análises biológicas.
E são estas análises as responsáveis pelos principais resultados, não só para a medicina como um todo, mas como toda a comunidade acadêmica.
Introduzimos toda esta história justamente para mostrar a importância dos laboratórios na medicina em geral, principalmente se tratando da investigação de doenças e tratamentos.
Laboratório de Biologia Molecular
Normalmente, o laboratório de biologia molecular está ligado à análise de doenças e enfermidades em geral, porém de uma maneira muito mais aprofundada e técnica.
Apenas para citar um exemplo e como forma de comparação, quando um paciente realiza uma consulta com um médico e o mesmo entende que pode haver algum vírus, bactéria ou qualquer outro tipo de doença presente em uma pessoa, ele pode solicitar um exame para entender de forma aprofundada o que está acontecendo com determinado paciente.
Assim que ele realiza este pedido, o paciente pode ser encaminhado a um laboratório para realizar este exame.
E, quando não há um encaminhamento específico para determinado laboratório, a escolha do mesmo fica a cargo do próprio paciente.
Sabendo como um laboratório funciona, escolher o melhor pode fazer a diferença na hora de se ter um resultado mais preciso a respeito da enfermidade.
E é basicamente desta maneira que um laboratório comum funciona.
Já um laboratório de biologia molecular vai ainda mais a fundo e investiga, através de componentes genéticos, utilização da bioquímica, farmacologia e até a toxicologia humana e de alguns microrganismos, diversos fatores.
Alguns microrganismos, por exemplo, podem ser facilmente investigados por um laboratório de biologia molecular, como por exemplo Mycobacterium tuberculosis, o vírus da Hepatite B e a Chlamydia trachomatis.
Outro ponto investigado por um laboratório de biologia molecular é alteração no genoma humano, que pode estar relacionada com o aparecimento de algumas doenças frequentes, resposta do corpo a medicamentos e ao nível de exposição do corpo a agentes tóxicos do ambiente.
Por fim, doenças com um certo nível de gravidade também podem ser diagnosticadas por um laboratório de biologia molecular. Este diagnóstico molecular pode apontar doenças como tuberculose, leishmaniose, hepatites e papilomavírus.
Outras atividades de um laboratório de biologia molecular
A realização de estudos ativos visando entender e analisar uma série de doenças é uma atividade pontual de diversos laboratórios de biologia molecular. Alguns, inclusive, utilizam os ácidos nucléicos como alvo para uma análise mais qualificada.
Os pesquisadores deste tipo de laboratório são, muitas vezes, responsáveis por estudos de biomoléculas e de diversos outros processos biológicos, que podem ser aplicados à análise clínica. Além disso, os aspectos moleculares de microrganismos patogênicos resistentes a fármacos podem também ser objeto de estudo em um laboratório.
Nestas análises, inclusive, normalmente costumam ser utilizados técnicas de extração de RNA, Southern Blot e extração de DNA.
Considerações Finais
No geral, a importância de um laboratório de biologia molecular é bastante extenso e pode impactar demais no resultado de pesquisas e análises bacterianas, virais e biológicas no geral.
Considerando que cada laboratório possui o seu tipo de importância, o de biologia molecular consegue ir a fundo em questões muitas vezes mais complicadas, como em laboratórios de diagnósticos mais simples.
Entender a importância deste tipo de laboratório é saber que boa parte do desenvolvimento de tratamentos e diagnósticos no geral está nas mãos de pesquisadores (muitas vezes competentes) e que, dependendo do empenho destes profissionais, a tendência de diagnósticos e tratamentos mais precisos é bastante provável.
Sempre que tiver acesso a um laboratório de biologia molecular, valorize ao máximo os trabalhadores deste local e incentive-os na manutenção deste trabalho tão importante para a sociedade como um todo.
- Leia também: