Miranda Brasil
Image default
saúde

Dente furado: causas e tratamentos

Muitas pessoas sofrem com um problema bucal que vem se tornando cada vez mais comum, o dente furado. 

Essa questão, também conhecida popularmente como dente cariado, nada mais é do que as consequências de uma inflamação que atacam os elementos dentários devido a atuação de bactérias e microrganismos existentes na boca. 

Dessa forma, a principal causa desse problema se encontra na falta de higiene bucal ou na realização da limpeza da boca de forma incompleta. 

Um exemplo disso é a escovação sem o uso do fio dental, ou até mesmo devido a má alimentação e a alta ingestão de açúcar, componente potencializador de doenças bucais.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre causas, sintomas, tratamento e prevenção dos dentes cariados ou fundos. 

Além disso, veja a importância de cuidar de sua saúde e estética bucal, buscando tratamentos como a colocação de lente de contato para dentes, através de um profissional dentista. 

O que é o dente furado?

Assim como o próprio nome já sugere, o dente furado nada mais é quando ele representa um furo, mesmo que seja pequeno. 

Esse furo representa a atuação de bactérias e microrganismos e deve ser encarado como um sinal de que é preciso buscar um dentista de forma imediata, mesmo que não sinta dor.

Isso porque, quando há um buraco no dente, isso significa que o paciente possui cáries, que por sua vez é uma inflamação que pode levar a sérias consequências. 

Um exemplo é chegar a um nível profundo dos dentes em que o paciente precisará realizar um canal dentário, ou até mesmo fazer a extração deles.

Em suma, é preciso saber que a cárie dentária é uma doença crônica que pode acontecer em crianças e adultos, mas pode ser evitada com ações simples. 

Como por exemplo intensificar a higienização bucal e melhorar a alimentação, bem como visitar o profissional dentista de forma preventiva. 

Quais são as causas do dente furado?

Assim como já mencionado anteriormente, o dente furado nada mais é do que a consequência das cáries e da atuação de bactérias e microrganismos. 

Isso em conjunto com a falta de higienização, restos de alimento na boca que levam o paciente, muitas vezes, a precisar de uma cirurgia de implante dentário.

Portanto, confira a seguir alguns dos principais motivos pelos quais as cáries acabam se desenvolvendo e por consequência causando buracos nos dentes.

  • Má higiene bucal;
  • Presença de cáries;
  • Rotina de beber refrigerantes ou comidas ácidas;
  • Sofrer alguma fratura dentária;
  • Possível desgaste na obturação. 

Desse modo, caso queira entender mais sobre os sinais do dente furado, continue lendo o artigo. 

Quais são os sintomas do dente furado?

Muitos dos sinais de um elemento dentário cariado podem ser sutis. Justamente por isso que, para evitar a necessidade de realizar um canal no dente, é preciso buscar fazer visitas regulares ao dentista, de preferência a cada dois meses. 

Entretanto, alguns dos principais sintomas do dente cariado são: 

  • Gengiva inchada;
  • Mau hálito;
  • Manchas marrons ou brancas nos dentes;
  • Sensibilidade dentária constante;
  • Presença de orifícios nas regiões cariadas.

É importante lembrar que, quando não diagnosticado e tratado corretamente, o dente furado pode resultar em quadros mais perigosos, podendo levar à perda deles. 

Portanto, isso levaria o paciente a precisar de lente para dentes, implantes dentários ou até mesmo as famosas dentaduras. 

Quais as formas de tratamento para o dente furado?

Os principais tratamentos desse tipo de doença bucal envolvem procedimentos odontológicos como canais, limpezas, obturações, e em casos mais graves até mesmo a extração do dente. 

Vale lembrar que nesse sentido, é comum que alguns dentistas solicitem o uso de medicamentos para controles da infecção. 

Vale a pena frisar que apesar dos tratamentos citados acima, é preciso buscar um profissional dentista e verificar as melhores condições de procedimento, através de sua avaliação. 

Isso porque, apenas um dentista pode indicar qual o melhor caminho a seguir levando em consideração todas as peculiaridades dos casos. 

Quais as formas de prevenção do dente furado?

O principal ato preventivo, quando o assunto é cáries ou dente furado, é justamente realizar uma boa higiene bucal, escovando os dentes no mínimo 3 vezes ao dia. 

Outro ponto importante é usar sempre o fio dental, com movimentos suaves com a escova e com o uso de uma pasta dental indicada pelo seu dentista. 

Além disso, é preciso realizar uma alimentação saudável, com a ingestão de água, e realizar visitas de rotina ao dentista a cada 6 meses. Dessa forma, é possível não só preservar a sua saúde bucal como também permanecer com um sorriso estético.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leia também:

Related posts

Whey Protein: Mitos, verdades e dicas de uso

marcella pontes

Enfermagem clínica: práticas inovadoras para reduzir infecções

Marlon

4 motivos pelos quais você deve ter um aquecedor em casa

Jorge Torrez