Miranda Brasil
Image default
negócios

O que é Impressão 3D e quais os benefícios dessa tecnologia

O que é impressão 3D afinal de contas? A evolução das tecnologias é uma questão clara em nossa sociedade, com o avanço das tecnologias, isso fez com que a facilidade na criação de itens fosse acelerada de modo constante.

Uma das formas com que podemos notar é na criação de itens com impressoras 3D, uma criação que mudou toda a forma com que tínhamos para produzir itens em grande escala, ou até mesmo em casa.

Com ela é possível pegar vários moldes prontos na internet e fabricar aquilo que temos vontade, pois ela dá a facilidade de criação de um item ao utilizar softwares que fazem integração direta com o aparelho.

O que é a impressão 3D?

A impressão 3D é um formato de fabricação também chamada de prototipagem ativa, que possibilita fazer criação de um item tridimensional, com sucessivas camadas de um produto próprio para usar na máquina.

Com isso podemos criar qualquer coisa em formato físico, a partir de uma referência integrada a um software do computador, que passa a informação para a máquina criar o objetivo. Muitas vezes pode-se levar um certo tempo, de acordo com o objeto escolhido, mas na maioria das vezes é muito rápido.

Como funciona?

A impressora 3d consiste basicamente na utilização de um modelo 3D pré determinado digitalmente, transformado em um produto físico através da sobreposição de várias camadas de uma espécie de resina, que forma o objeto escolhido no computador.

Como pode ser aplicada a tecnologia de impressão 3D?

Por ser uma tecnologia simples, é possível ser aplicada em diversas áreas da vida. Uma das mais importantes é no desenvolvimento de próteses para quem precisa de uma mão, por exemplo.

Outra forma simples de utilização é nas áreas em que uma parte do objetivo está em falta, e com ela é possível criar essa peça para fazer a substituição.

Avanço da tecnologia com arduino: veja exemplo de projetos

O Arduino é um dos sistemas mais fáceis e práticos para serem utilizados atualmente, e com ele é possível fazer a criação de diversos comandos em nosso dia a dia.

Muitas pessoas utilizam, por exemplo, para fazer a integração de uma casa, mas também tem muita utilizada combinada com a tecnologia 3D. O avanço da tecnologia com arduino anda a passos largos, confira abaixo alguns exemplos:

Quadcopter com Arduino

Com o auxílio de uma impressão 3D, combinado com um sistema integrado do Arduino, você mesmo cria o seu próprio Quadcopter, que é uma espécie de drone controlado remotamente.

Robô com Arduino

Uma das funções mais legais do Arduino é a possibilidade de criação de um robô totalmente funcional com a utilização do sistema. Com a impressora 3D é possível fazer toda a base do robô para integrar com o sistema.

Existem diversos moldes disponíveis na internet para download, basta escolher o que achar mais legal e construir na sua máquina 3D.

Lâmpada de DNA

Esse é um dos projetos mais complexos e mais interessantes da lista. É possível fazer uma lâmpada no estilo DNA com o auxílio da impressão 3D, Arduino e alguns itens como leds e capacitores. Através de habilidades de programação para fazer um bom item de decoração.

A impressora 3D pode ser uma grande facilidade no nosso dia a dia pela grande gama de coisas que podem ser criadas na mesma. Áreas como a medicina já tem utilizado essa tecnologia para estudos e moldes para pacientes.

Leia também:

Related posts

Veja dicas para uma festa de casamento no Litoral!

MirandaBrasil

NetBet traz promoção de Black Friday para apostas

MirandaBrasil

Curso gratuito de Excel online

MirandaBrasil

2 Comentários

Deixe um Comentário