Miranda Brasil
Image default
viagens

Viagem ao Exterior: Como Planejá-la Por Conta Própria

Fazer uma viagem ao exterior é uma atividade incrível e muito enriquecedora e, caso você queira planejá-la por conta própria, você precisa conferir as dicas e informações que separamos neste artigo.

Afinal, elas serão bastante úteis e valiosas para que o seu planejamento seja o melhor possível! Vamos lá?

Leia também:

Como planejar uma viagem ao exterior por conta própria

1. Orçamento

Primeiro de tudo: quanto dinheiro você tem para investir na viagem? R$5 mil? R$10 mil? Ou mais? Esse deve ser o seu ponto de partida.

Afinal, dessa forma você poderá escolher um destino que caiba no seu bolso, bem como a quantidade de dias que você ficará nele (quanto mais dias você ficar, mais gastos terá que arcar).

2. Data e duração da viagem

Quando você pretende fazer a sua viagem? Nas suas férias do trabalho? No final do ano? Ou em um mês mais tranquilo como abril, maio e setembro? Essa é a segunda coisa que você deve considerar ao se planejar.

Além disso, com base no item número um, veja quantos dias será possível ficar no destino, ou seja, qual será a duração da sua viagem ao exterior.

Você precisa definir uma quantidade de dias que dê para você aproveitar o destino, claro, e que não extrapole o seu orçamento.

3. Documentos e vacinas

Se o seu destino de viagem fica na Europa, na Ásia ou em outro continente, você precisará de um passaporte válido para poder viajar.

E mais, talvez precise também de um visto e/ou de um comprovante de vacinação.

Por isso, após estabelecer o seu orçamento de viagem e definir a data e duração dela, é fundamental que você obtenha todos os documentos necessários.

Além do mais, dependendo do destino que você for, talvez seja necessário tomar alguma vacina. Então, não deixe de verificar isso e claro, de ser imunizado se ainda não foi. Esteja com as vacinas em dia.

Ah! E uma última coisa: todo documento, voucher e comprovante que você tiver, é importante que você faça cópias de cada um deles, tanto de maneira digital quanto impressa – já pensou se você perde um deles ou é roubado?

4. Passagem aérea

Ao planejar a sua viagem ao exterior, é importante que, logo no início, você já comece a pesquisar pelas passagens.

Isso porque, ao fazer isso com antecedência, você terá muito mais chances de conseguir uma oferta e um bom preço por elas. 

Quanto mais perto da data da viagem você deixar para comprar suas passagens, mais caras elas vão ser, fora que haverá menos opções de voos disponíveis e menos tempo para resolver tudo. Então, evite isso, ok?

Ah! E se você tiver milhas disponíveis, aproveite-as para adquirir as passagens.

5. Reservas

Além de comprar as passagens, é importante que, ao planejar a sua viagem, você faça certos tipos de reservas, sendo as principais as de hospedagem, passeios, bilhetes e ingressos.

Porém, elas não são as únicas. Por exemplo, se você for com seu carro até o aeroporto no dia da sua viagem, é recomendável que você reserve uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo.

Então, supondo que você embarque em São Paulo, é importante que algumas semanas antes de viajar, você reserve uma vaga em um estacionamento aeroporto Guarulhos.

6. Hospedagem

A sexta dica para você planejar uma viagem ao exterior por conta própria, está relacionada a escolha da hospedagem.

Afinal, se você não vai ficar na casa de um amigo ou familiar, você precisa encontrar uma boa acomodação para se hospedar.

Então, faça pesquisas na internet, veja as opções disponíveis e escolha aquela que esteja mais de acordo com o seu orçamento e o seu perfil de viajante. Pode ser um hotel, uma pousada, um Airbnb, um resort, um hostel…

Agora, qualquer que seja o seu tipo preferido de hospedagem, é importante que você considere dois aspectos na hora de escolhê-la: localização e segurança.

7. Seguro viagem

Mesmo que você faça um excelente planejamento, problemas e imprevistos infelizmente podem acontecer – tanto aqui no Brasil, no aeroporto, por exemplo, quanto lá fora, isto é, quando você estiver no destino.

Por isso, para não ter maiores problemas e prejuízos, é importante que você contrate um bom seguro viagem, mesmo que o país para onde você vai não o exija.

É preferível pagar e não usar do que precisar e não ter.

8. Roteiro

Ao fazer uma viagem ao exterior, você quer aproveitar o destino ao máximo, não é verdade? Você quer conhecer pontos turísticos e atrações, fazer passeios incríveis, etc., certo?

Pois então, para isso, é essencial que você monte um roteiro. Assim, você poderá organizar cada dia da sua viagem da melhor maneira possível.

9. Câmbio

Ao fazer uma viagem para outro país, não dá para utilizar seus reais, afinal, é preciso obter alguma moeda estrangeira – libra, dólar, euro, peso ou outra – para poder fazer compras e pagamentos no destino.

Então, com antecedência, acompanhe o câmbio e a cotação da moeda utilizada no país e, aos poucos, vá adquirindo-a, por exemplo, em uma casa de câmbio ou em seu banco.

10. Bagagem

Quando estiver chegando mais próximo da data da sua viagem, é hora de começar a montar a bagagem.

E a dica aqui é pesquisar na internet como o clima do destino estará. Dessa forma, você poderá escolher roupas e acessórios mais adequados, evitando levar itens desnecessários.

Além disso, não esqueça, ao fazer as suas malas, do kit de medicamentos, dos produtos de higiene, dos carregadores e baterias para os dispositivos eletrônicos, e dos adaptadores de tomada.

11. Pesquisas

Qual ou quais são os melhores meios de transporte para você utilizar no destino? Além disso, em quais lugares você vai comer? E as leis, regras, hábitos, costumes e curiosidades locais, você sabe quais são?

Por isso, a última dica que temos para você ao planejar a sua viagem ao exterior, é pesquisar, ao máximo, sobre o destino – coisas óbvias e coisas não tão óbvias assim.

Dessa forma, você começará a viajar antes mesmo de chegar ao destino e quando finalmente chegar o dia, você estará muito bem preparado! 

E então, pronto para planejar a sua viagem ao exterior por conta própria?

Leia mais:

Related posts

7 Formas de Economizar em Uma Viagem Internacional

MirandaBrasil

Como comprar moeda estrangeira para viagem sem perder dinheiro?

MirandaBrasil

Agência de turismo: 5 coisas para saber antes de contratar

MirandaBrasil

1 Comentários

Deixe um Comentário