Você já ouviu falar no termo Agile Marketing? Esse é um tipo de metodologia ágil, que surge em um contexto de desenvolvimento de softwares na área de marketing.
Ou seja, essa é uma estratégia voltada para uma adaptação das equipes tradicionais de marketing para a era digital.
As metodologias que são consideradas como ágeis lidam com uma rápida mudança de mercado, que requer uma adaptação cada vez mais imediata.
A aplicação desse tipo de metodologia, além de representar um avanço na capacidade de adaptação também pode promover benefícios como:
- Capacidade de reduzir custos;
- Melhora do controle dos processos;
- Melhora da comunicação interna e externa;
- Aumento da produtividade.
Diante das vantagens desse tipo de metodologia, você entenderá como ela pode ser útil ao seu negócio, assim como alguns cases de sucesso de empresas que utilizaram essa metodologia e avançaram. Prossiga a leitura.
O conceito do Agile Marketing
Para compreendermos o conceito de agile marketing, precisamos entender que a metodologia ágil surge para desenvolver ciclos rápidos e curtos de um trabalho, dentro de uma abordagem que seja interativa e que ainda traga melhorias constantes para as ações de marketing digital.
Ou seja, essa metodologia entende que o mercado está em constante mudança e que os consumidores também estão passando por alterações. Dessa forma, é importante ter uma capacidade de resposta rápida e saber se adaptar às mudanças.
Por isso, as equipes de marketing passam a vivenciar algumas transformações em seu trabalho de equipe. Algumas características desse tipo de trabalho é que ele se torna:
- Mais flexível;
- Com mais foco no consumidor;
- Com planejamento direto;
- Com avaliação das atividades de forma rápida.
Isso faz com que a equipe fique muito mais ágil, rápida, interativa e que todo o processo de marketing digital fique mais produtivo. Como vantagem, ainda, a equipe consegue melhorar as suas entregas e se diferenciar no aspecto competitivo.
Ou seja, essa é uma ação que também pode trazer diversos pontos positivos para a sua empresa.
Como funciona o agile marketing?
É importante compreender também como essa metodologia funciona. Basicamente, ela trabalha com um aspecto circular que lida com o aprendizado, a implementação e a mensuração de resultados.
A etapa do aprendizado é muito mais rápida e otimizada. Existe uma validação desse conhecimento que é constante, ou seja, seja em processo circular.
Como é circular, o processo também pode implementar, mensurar e ser voltado para o aprendizado e a experiência de toda a equipe.
O agile marketing também é voltado para compreender quais são as necessidades do consumidor, ou seja, o foco é trabalhar estratégias que sejam voltadas ao cliente.
As demandas dos clientes são sempre uma prioridade e a tomada de decisão pode ser em conjunto.
Vale trazer como característica também que as campanhas de marketing são adaptativas, ou seja, existe uma flexibilidade maior quando o assunto é a geração de mudanças.
O planejamento também passa a ser mais flexível, levando em conta um desprezo a um modelo que seja rígido e que não possa se adaptar diante das inovações.
Tudo isso em conjunto proporciona para a empresa um aumento da sua eficiência, assim como de produtividade, já que essa é uma forma de responder aos problemas e mudanças de forma mais rápida e objetiva.
Alguns cases de sucesso
Agora que você já entende a fundo sobre o conceito de agile marketing, seus benefícios e características, apresentaremos alguns cases de sucesso.
Basicamente, falaremos sobre 2 casos que podem servir de inspiração sobre a implementação dessa estratégia em sua empresa.
A Sony, responsável pela fabricação de hardwares e softwares, acreditou nesse tipo de metodologia para desenvolver um software que contribui para o gerenciamento de projetos da empresa.
Dessa forma, o time acreditou que mudanças eram necessárias e criou um processo para desenvolver os seus projetos, com a colaboração de parceiros.
Outra empresa que merece destaque é a Saab, uma empresa voltada para a segurança e defesa.
Ela trabalha dentro do conceito de agilidade e aplica essa metodologia dentro das suas equipes, seja para o teste de equipamentos, o design das máquinas, desenvolvimento de sistemas de integração, dentre outros.
Você viu quanto o agile marketing pode ser vantajoso para o seu negócio? Diante do que apresentamos nesse texto, vale a pena implementar essas estratégias para o seu negócio. Não fique de fora dessas inovações.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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