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4 benefícios que automação de marketing podem trazer para seu negócio

A disposição da tecnologia ajuda em diversos processos produtivos, e a automação de marketing faz parte dessa evolução que se faz presente na comunicação e divulgação das empresas junto aos clientes. 

No caso da automação de marketing, especificamente, ela é usada para automatizar atividades relacionadas a campanhas de publicidade e vendas, com objetivo de aumentar a receita e maximizar a eficiência da sua empresa. 

O uso de softwares dedicados à automação de marketing pode ajudar, de fato, em diversos processos, entre os quais:

  • Campanhas de e-mail;
  • Comunicação em redes sociais;
  • Experiência do cliente;
  • Nutrição de leads.

Quando aplicada de forma estratégica, a automação de marketing pode fazer com que sua empresa seja percebida e seus clientes podem vivenciar uma experiência muito mais satisfatória.

Do que se trata a automação de marketing?

Conforme os pontos apresentados, a automação de marketing utiliza a tecnologia, por meio de softwares dedicados, para automatizar tarefas diárias. Isso permite que sua empresa seja mais eficiente, e possa fornecer um serviço com patamar acima do esperado pelos clientes.

Onde a automação de marketing pode ser aplicada?

O processo de automação de marketing não precisa ser um enigma, ou um quebra-cabeças que impede a implementação dentro da rotina da sua empresa. 

Ainda assim, é preciso entender os diferentes aspectos envolvidos, e como isso pode ser aplicado dentro da sua realidade empresarial. 

  1. E-mail marketing  

A automação de marketing via e-mail é um caminho inteligente para os negócios, e pode ser usada para tudo que envolve essa ferramenta. 

Ela pode lembrar os clientes de reordenar suprimentos, e até mesmo enviar mensagens de aniversário, conforme a data apresentada em um cadastro.

  1. Marketing de rede social

Há diversas redes sociais, e todas elas precisam contar com um conteúdo atualizado, pois é parte essencial de uma campanha de marketing. 

A automação de marketing conta com uma variedade de técnicas que podem ser utilizadas nas redes sociais, inclusive os chatbots. 

  1. Filtragem da caixa de entrada  

A necessidade de se livrar de lixo eletrônico e spam de mensagens relevantes faz parte da rotina de qualquer empresa.

O mercado disponibiliza aplicativos e serviços de terceiros que ajudam sua empresa a organizar as informações com eficiência. 

4.  Inteligência Artificial  

A automação de marketing mais avançada inclui formas de inteligência artificial. 

Os e-mails gerados por IA, além de envolventes, podem atingir cada cliente de forma personalizada, a partir da captura de informações relevantes e promover vendas cruzadas.

5. Acompanhamento de KPIs

Você precisa decidir sobre uma lista de KPIs (Key Performance Indicator), isto é, indicadores-chave de conteúdo, e depois configurar um sistema automatizado para monitorar e acompanhar os sucessos e perdas. 

Benefícios sobre automação de marketing

Existem muitas razões pelas quais a automação de marketing pode proporcionar benefícios ao seu negócio.

  1. Libere recursos de marketing 

O setor de marketing é determinante para as empresas e, mesmo com um tempo limitado para se concentrar na geração de leads, crescimento de receita e tantos outros objetivos, a automação de marketing pode liberar realizar tarefas demoradas.

Assim, você e sua equipe ficam livres para se concentrar nas tarefas mais importantes e que precisam de uma atenção pontual.

  1. Aumente a geração de leads 

A automação de marketing permite desenvolver programas de fluxos de trabalho referentes à nutrição de leads, assim como landing pages personalizadas. 

Essa ação ajuda a aumentar todo o potencial de geração de leads, promovendo suporte ao funil de vendas e, como consequência, o fornecimento de conteúdo relevante para leads, ou clientes em potencial, para uma jornada de compra de sucesso. 

  1. Melhor acompanhamento do cliente 

Acompanhar os clientes exige uma carga de trabalho por parte do setor de vendas, mas com a automação de marketing é possível liberar recursos e permitir um melhor acompanhamento sobre os leads. 

Isso inclui qualificação de leads de forma automatizada, assim como um fluxo de vendas e de trabalho que podem ser acompanhados seguindo as estratégias devidamente aplicadas. 

  1. Aumente o envolvimento com seu público-alvo 

A taxa de conversão pode se beneficiar com a automação de marketing, pois a gestão das redes sociais e a campanha de e-mail marketing ficam repletas de conteúdo relevante e valioso. 

Dessa forma, sua equipe de vendas pode se envolver com o público-alvo, de fato, e aumentar a receita e o lucro.

Conclusão

Os benefícios são ainda mais abrangentes, a partir do momento que sua empresa passa a empregar um serviço de automação de marketing. 

Mesmo que seja necessário, como em qualquer tipo de negócio, um investimento inicial, contar com o serviço de automação de marketing economiza dinheiro para a empresa a longo prazo. 

Por fim, a contratação de um serviço de automação de marketing permite perceber a evolução empresarial com mais facilidade, conforme os negócios se expandem e se desenvolvem, junto com o reconhecimento da marca por parte dos clientes e a autoridade sobre a concorrência. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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