A disposição da tecnologia ajuda em diversos processos produtivos, e a automação de marketing faz parte dessa evolução que se faz presente na comunicação e divulgação das empresas junto aos clientes.
No caso da automação de marketing, especificamente, ela é usada para automatizar atividades relacionadas a campanhas de publicidade e vendas, com objetivo de aumentar a receita e maximizar a eficiência da sua empresa.
O uso de softwares dedicados à automação de marketing pode ajudar, de fato, em diversos processos, entre os quais:
- Campanhas de e-mail;
- Comunicação em redes sociais;
- Experiência do cliente;
- Nutrição de leads.
Quando aplicada de forma estratégica, a automação de marketing pode fazer com que sua empresa seja percebida e seus clientes podem vivenciar uma experiência muito mais satisfatória.
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Do que se trata a automação de marketing?
Conforme os pontos apresentados, a automação de marketing utiliza a tecnologia, por meio de softwares dedicados, para automatizar tarefas diárias. Isso permite que sua empresa seja mais eficiente, e possa fornecer um serviço com patamar acima do esperado pelos clientes.
Onde a automação de marketing pode ser aplicada?
O processo de automação de marketing não precisa ser um enigma, ou um quebra-cabeças que impede a implementação dentro da rotina da sua empresa.
Ainda assim, é preciso entender os diferentes aspectos envolvidos, e como isso pode ser aplicado dentro da sua realidade empresarial.
- E-mail marketing
A automação de marketing via e-mail é um caminho inteligente para os negócios, e pode ser usada para tudo que envolve essa ferramenta.
Ela pode lembrar os clientes de reordenar suprimentos, e até mesmo enviar mensagens de aniversário, conforme a data apresentada em um cadastro.
- Marketing de rede social
Há diversas redes sociais, e todas elas precisam contar com um conteúdo atualizado, pois é parte essencial de uma campanha de marketing.
A automação de marketing conta com uma variedade de técnicas que podem ser utilizadas nas redes sociais, inclusive os chatbots.
- Filtragem da caixa de entrada
A necessidade de se livrar de lixo eletrônico e spam de mensagens relevantes faz parte da rotina de qualquer empresa.
O mercado disponibiliza aplicativos e serviços de terceiros que ajudam sua empresa a organizar as informações com eficiência.
4. Inteligência Artificial
A automação de marketing mais avançada inclui formas de inteligência artificial.
Os e-mails gerados por IA, além de envolventes, podem atingir cada cliente de forma personalizada, a partir da captura de informações relevantes e promover vendas cruzadas.
5. Acompanhamento de KPIs
Você precisa decidir sobre uma lista de KPIs (Key Performance Indicator), isto é, indicadores-chave de conteúdo, e depois configurar um sistema automatizado para monitorar e acompanhar os sucessos e perdas.
Benefícios sobre automação de marketing
Existem muitas razões pelas quais a automação de marketing pode proporcionar benefícios ao seu negócio.
- Libere recursos de marketing
O setor de marketing é determinante para as empresas e, mesmo com um tempo limitado para se concentrar na geração de leads, crescimento de receita e tantos outros objetivos, a automação de marketing pode liberar realizar tarefas demoradas.
Assim, você e sua equipe ficam livres para se concentrar nas tarefas mais importantes e que precisam de uma atenção pontual.
- Aumente a geração de leads
A automação de marketing permite desenvolver programas de fluxos de trabalho referentes à nutrição de leads, assim como landing pages personalizadas.
Essa ação ajuda a aumentar todo o potencial de geração de leads, promovendo suporte ao funil de vendas e, como consequência, o fornecimento de conteúdo relevante para leads, ou clientes em potencial, para uma jornada de compra de sucesso.
- Melhor acompanhamento do cliente
Acompanhar os clientes exige uma carga de trabalho por parte do setor de vendas, mas com a automação de marketing é possível liberar recursos e permitir um melhor acompanhamento sobre os leads.
Isso inclui qualificação de leads de forma automatizada, assim como um fluxo de vendas e de trabalho que podem ser acompanhados seguindo as estratégias devidamente aplicadas.
- Aumente o envolvimento com seu público-alvo
A taxa de conversão pode se beneficiar com a automação de marketing, pois a gestão das redes sociais e a campanha de e-mail marketing ficam repletas de conteúdo relevante e valioso.
Dessa forma, sua equipe de vendas pode se envolver com o público-alvo, de fato, e aumentar a receita e o lucro.
Conclusão
Os benefícios são ainda mais abrangentes, a partir do momento que sua empresa passa a empregar um serviço de automação de marketing.
Mesmo que seja necessário, como em qualquer tipo de negócio, um investimento inicial, contar com o serviço de automação de marketing economiza dinheiro para a empresa a longo prazo.
Por fim, a contratação de um serviço de automação de marketing permite perceber a evolução empresarial com mais facilidade, conforme os negócios se expandem e se desenvolvem, junto com o reconhecimento da marca por parte dos clientes e a autoridade sobre a concorrência.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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