Miranda Brasil
Image default
saúde

Resoluções de ano novo: 5 dicas essenciais

Existem inúmeras alternativas as quais auxiliam, de forma significativa, a manutenção do corpo e da mente saudáveis, podendo-se destacar, as seguintes: parar de fumar, praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação, entre outros bons hábitos.

Entretanto, o mais difícil é começar a tirar essas resoluções de ano novo do papel e fazer com que elas comecem a se tornar realidade.

Faça uma lista com as suas prioridades e estabeleça prazos para cumpri-las em curto, médio e longo prazo. Isso pode ser uma boa maneira de não acabar desistindo de alguns bons hábitos desde o começo.

Ficou interessado(a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba mais!

Leia também:

5 dicas essenciais para resoluções de ano novo

Antes de mais nada, é de suma importância você ter em mente que você deve começar esses hábitos aos poucos, pois, com o tempo, você estará acostumado e deixando que essas resoluções comecem a fazer parte da rotina gradativamente.

A sugestão é não desistir logo no início!

1- Faça um check-up

Realizar exames a cada novo ano que entra é a primeira resolução! Afinal de contas, manter a saúde em dia com exames preventivos é fundamental para garantir um início de ano cheio de saúde e assegurando de que você está por dentro de todas as possíveis doenças ou condições que merecem uma atenção maior e um  tratamento adequado.

Diante disso, não deixe de procurar um hospital ou uma clínica para receber atendimento médico e fazer check-ups anualmente.

2- Melhore sua alimentação

Um das resoluções de ano novo mais importante é referente a ter uma boa alimentação.

Seja qual for o seu objetivo, perder peso ou apenas ter uma dieta saudável, dar a devida atenção ao bom hábito alimentar é uma das melhores formas de começar o ano, assegurando saúde e bem-estar.

Você pode iniciar pensando em aumentar a quantidade de alimentos como verduras, frutas, legumes, cereais e carne branca nas suas refeições, a fim de garantir uma mudança no seu organismo.

Outro ponto, é evitar alimentos industrializados, carne vermelha em excesso, açúcar, frituras e alimentos gordurosos.

3- Pratique atividades físicas

Não é novidade para ninguém que a prática de exercícios físicos é uma ação capaz de gerar inúmeros benefícios para a saúde.

Deixar o sedentarismo para trás é ter a certeza de que  doenças como a obesidade, a diabetes, a hipertensão, os problemas cardiovasculares, entre outras, estejam afastadas.

Além disso, quando as atividades físicas estão incluídas na sua vida rotineiramente, há a melhora do funcionamento do organismo, proporcionando mais energia, combatendo o estresse e melhorando a qualidade do sono, por exemplo.

4- Cuide da sua saúde mental

Preocupar-se com a sua saúde mental é algo fundamental e que deve estar presente como uma das suas maiores prioridades sempre.

Você sabe como identificar os sinais de que as coisas não vão bem? Se não, segue alguns sintomas de que a saúde mental exige cuidados: excesso de estresse, mudanças de humor, dificuldades para concentração e ansiedade.

O esgotamento emocional pode ser evitado com atitudes como terapia, meditação, sessões de relaxamento, momentos de lazer e outras atividades que geram prazer.

5- Durma bem

Uma dica importante é não negligenciar uma boa noite sono, pois dormir é essencial para que o organismo possa se recuperar das atividades diárias, repor suas energias, aumentar a produção de células, produzir hormônios importantes, etc.

O momento do sono deve ter qualidade.

Bônus de resolução de ano novo: pare de fumar

Se você é fumante, uma das dicas mais valiosas desta lista certamente é parar de fumar.

Mas, se esta é uma tarefa muito difícil, você pode buscar ajuda médica especializada, um psicólogo ou psiquiatra.

Além disso, se você diminuir a nicotina gradativamente usando vaporizadores como o sky solo plus, pode ser que largar o cigarro seja mais fácil.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre como começar o ano de forma mais saudável, está na hora de se esforçar e dar o seu melhor para que essas resoluções façam parte da sua vida sem maiores dificuldades.

Leia também:

Related posts

Desmaio: o que fazer?

MirandaBrasil

O que fazer quando está infartando?

MirandaBrasil

Conheça o alimento com alto valor nutricional e inúmeros benefícios

MirandaBrasil

Deixe um Comentário