Miranda Brasil
Image default
negócios

O que é gaslighting e como ele afeta o ambiente de trabalho

Compreender o que significa gaslighting nada mais é do entender se tratar da manipulação psicológica na qual a pessoa controladora tende a fazer a pessoa influenciada duvidar da própria percepção dos fatos. Essas situações podem ocorrer tanto na área pessoal quanto na profissional.

No âmbito do trabalho, a prática pode se iniciar de maneira sutil, com pessoas questionando as habilidades de outrem, ou até mesmo invalidando sentimentos.

Esse tipo de situação faz com que as vítimas se sintam constantemente invalidadas e inseguras, e esse prejuízo mental por parte delas é o que significa gaslighting em seu mais puro sentido.

A identificação dessas situações é importante para buscar ajuda e orientação, seja pessoalmente ou por meio de plataformas de denúncia, como a Contato Seguro.

Gaslighting: O que é e como identificar no ambiente de trabalho?

O termo “Gaslighting” surgiu em 1944, a partir de uma peça teatral de 1938, onde o marido tentava convencer a esposa de que ela estava louca, e com percepções erradas sobre a realidade.

Porém, ele se popularizou recentemente, principalmente no ambiente de trabalho. Esse comportamento de culpabilização é muitas vezes intencional, e objetiva a desestabilização e controle sobre a vítima. 

No ambiente de trabalho esses desconfortos podem ocorrer, no início, despercebidamente, quando um superior desmerece o esforço de um colaborador ou o faz questionar a sua própria competência.

Para poder identificar o gaslighting no ambiente de trabalho deve-se atentar a padrões comportamentais: se alguém frequentemente invalida suas conquistas, distorce situações ou invalida pontos de vista, está praticando gaslighting.

Conflitos no Trabalho: Quando a disputa se transforma em gaslighting e abuso emocional

Alguns conflitos no trabalho podem até fazer parte do nosso dia a dia no ambiente de trabalho, mesmo não desejados. Entretanto, quando passam dos limites de respeito, acabam por se tornar ataques pessoais, evoluindo para situações mais sérias, como o gaslighting.

Totalmente diferente de desentendimentos cotidianos, o gaslighting tem como premissa transformar alguns conflitos em manipulações veladas e tentativas de controle. 

Então, o que significa gaslighting nesse contexto todo? Ele é um comportamento totalmente abusivo e autoritário, e parte normalmente de superiores, que distorcem a realidade e as percepções das vítimas, ao fazer com que elas se sintam inseguras, duvidando de si mesmas.

Quando os desentendimentos atingem esse nível, é importante buscar ajuda, seja do RH da sua empresa ou com profissionais especializados. 

Como o gaslighting afronta a saúde mental e o bem-estar no trabalho

o que significa gaslighting

O gaslighting no ambiente corporativo representa um grande risco à saúde mental de todos os colaboradores, pois mina a confiança e gera insegurança em todos. Além disso, dentro desse conceito de gaslighting temos o mobbing, que também é conhecido como assédio moral.

É mais um tipo de violência psicológica praticada por um ou mais colegas de trabalho, que perseguem e atacam outra pessoa repetidamente. 

Essa situação pode ser identificada de diversas formas de comportamentos, como, depreciação, falsas acusações, insultos, julgamentos, implicância, humilhação, desrespeito, entre outros. Independentemente do que possa ter levado a isso, busque ajuda sempre que se sentir inferior, não hierarquicamente, a alguém.

Estratégias para enfrentar o gaslighting

Para poder enfrentar o gaslighting no ambiente de trabalho é importante buscar estratégias, validações de colegas e amigos confiáveis, e reconhecer os menores sinais desses desconfortos.

É imprescindível também manter os registros dessas situações, sejam elas conversas, gravações, e tudo o que demonstre a manipulação ou lhe ajude a apontar os fatos na prática. 

Além disso, é importante ter uma rede de apoio nessas situações, pois você não está sozinho. Busque apoio emocional com pessoas de confiança.

Fortalecer a sua saúde mental também está na lista de prioridades, para desenvolver autoconfiança e fortificar a sua saúde emocional, seja com terapias ou praticando o autoconhecimento, para reconhecer o quanto antes o gaslighting. 

Criando um local de trabalho livre de gaslighting e promovendo uma cultura de respeito

Para que a sua empresa se veja livre do gaslighting, é importante criar um local de trabalho seguro e justo para todos, adotando práticas importantes que previnem essas situações e reforcem o respeito e educação entre os colaboradores.

Incentive a comunicação aberta, o respeito à diversidade e as diferenças de ideias e ideologias – isso contribui para uma melhora no ambiente de trabalho. 

É importante também implementar políticas de tolerância zero para esses tipos de abuso, seja gaslighting ou mobbing. Além disso, a aplicação de treinamentos sobre esses temas e a importância de serem discutidos no ambiente de trabalho podem auxiliar nos comportamentos de ambos os lados. 

Onde buscar ajuda se você for vítima de gaslighting no trabalho

Se você é vítima de gaslighting ou desconfia que seja mais uma dentre as muitas, é fundamental buscar ajuda para poder lidar com esse tipo de situação.

Converse com colegas de trabalho de confiança, com família, amigos, e procure o setor de Recursos Humanos da sua empresa ou um canal de denúncia anônima. 

Compreender o que significa gaslighting e como ele pode se manifestar na sua vida de diversas formas, principalmente no ambiente de trabalho, é um dos primeiros passos para se proteger com os abusos emocionais. É importante também estar sempre atento aos sinais e buscar apoio de pessoas confiáveis. 

Se você precisar de ajuda com esse tipo de situação de manipulação emocional, considere uma das dicas e recorra a uma plataforma de denúncia anônima, como a Contato Seguro. Ela oferece suporte para agir de forma 100% segura e proteger você. 

Leia também:

Related posts

Tecnologia 4K: entenda o que é e como funciona

Gilson Rodrigues

Aumentar a produtividade nos negócios: estratégias eficientes para resultados superiores

Gilson Rodrigues

Quais São as Principais Tendências em Apartamentos de Alto Padrão?

silvia