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Ticket médio: como funciona esse indicador?

Todo mundo que tem um negócio deve conhecer métricas como o ticket médio, pois elas devem ser acompanhadas independentemente do segmento da empresa.

É fundamental esse acompanhamento para entender como tudo está caminhando e para que os próximos passos sejam planejados em prol da melhoria de alguma questão.

E o exemplo citado, ticket médio, é um dos indicadores mais importantes para se ter uma noção de como anda o negócio que trabalha com abertura de cofre digital.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre ticket médio, mas não entendem bem o significado e nem como fazer o cálculo dele em vendas.

Para que seja possível aprofundar mais a respeito do tema, este artigo explicará o que é ticket médio e falará sobre a sua importância.

Além disso, explicará como calcular, como analisar, com qual frequência ele deve ser analisado e, por fim, dará dicas de como aumentá-lo

Entendendo o que é ticket médio

O ticket médio nada mais é do que o calor médio de cada um dos pedidos que são realizados em uma loja de aluguel de plataforma pantográfica em um período de tempo.

Isso significa que ele é uma métrica que apresenta a média de quanto os clientes estão gastando quando fecham negócio com a empresa.

Esse número deve ser acompanhado de perto por estar ligado diretamente a um dos maiores objetivos de uma empresa, que é o aumento dos lucros.

Quando um cliente gasta mais toda vez que for comprar em uma loja, a empresa não precisará se esforçar para atrair mais tantos clientes o que permitirá o aumento da receita.

A preocupação em alcançar novos clientes pode levar a maiores gastos e um alto custo de aquisição por cliente, chamado de CAC.

Com isso, por mais que o faturamento ganhe um crescimento considerável, o lucro não será tão considerável quanto deveria ser nesse caso.

Importância do ticket médio

O ticket médio se mostra uma das métricas mais essenciais para a criação e para o crescimento de um negócio que despachante CNH suspensa, por exemplo.

No geral, contar com um alto ticket médio significa ter uma performance ótima nas vendas. Mas para saber se o valor é alto ou não, é necessário estudar a situação geral.

O valor necessário vai variar dependendo do negócio, para uma loja de presentes, por exemplo, ele pode ser de cem reais. Já para um comércio eletrônico, de dois mil reais para cima.

Além da venda em si, o histórico de custos e cada venda que a empresa faz também pode mostrar se o ticket está satisfatório ou não.

Se o negócio gastar mais do que ele está recebendo a relação certamente estará desequilibrada, por isso a avaliação é fundamental.

O sonho de qualquer negócio é contar com um ticket médio que custa o CAC e que leve uma margem de lucro boa para a organização.

Por isso, calcular o ticket médio todo mês ou todo trimestre é imprescindível para saber se os clientes estão gastando mais com a marca, o que seria algo bastante positivo.

Saiba como calcular o ticket médio

Para fazer o cálculo do ticket médio, a empresa de limpeza de painel solar pode escolher duas maneiras, através dos números de clientes ou dos números de pedidos.

Nesses casos, é fundamental levar em conta aqueles clientes que compraram na loja duas ou mais vezes na loja em um certo período de tempo.

Para fazer o cálculo corretamente, seja qual for a opção escolhida, é essencial ter conhecimento de algumas informações como:

  • Número de clientes ou pedidos;
  • Faturamento geral;
  • Planejamento bem elaborado;
  • Período de tempo pré-estabelecido.

Esse período pode ser escolhido pela empresa, caso os responsáveis não saibam como escolhê-lo é possível começar fazendo uma análise trimestral.

Se for escolhido o ticket médio por cliente, o cálculo necessário é o faturamento do período dividido pelo número de clientes que daria o valor do ticket.

Já se o escolhido for o ticket médio por pedido, o cálculo deve ser do faturamento do período dividido pelo número dos períodos concluídos no período estipulado.

Como analisá-lo e com qual frequência?

A análise desses resultados deve ser feita em determinados períodos pelo fato da alta sazonalidade que as empresas passam todos os anos.

Uma companhia que presta serviço de poda e jardinagem, por exemplo, com certeza terá mais lucro em épocas como a primavera onde as pessoas buscam ajuda com seus jardins crescendo.

Por outro lado, em épocas mais frias como no inverno a mesma empresa mal terá tanto lucro, ainda mais se for em um país onde neva nessas épocas do ano.

O indicador nessa análise é bastante particular e varia muito de acordo com o tipo de mercado em que o negócio se encontra.

Uma concessionária de carros, na maioria das vezes tem um lucro maior do que uma empresa que vende tapete de sinalização para extintor, por exemplo.

Porém, isso não quer dizer que a segunda empresa não dê lucros, muitas vezes ela pode até ser um negócio mais rentável do que a primeira empresa, o que muda é o valor dos produtos.

Sendo assim, o histórico de vendas é o que deve ser levado em conta na hora de fazer a análise completa desse indicador, o que ajuda a analisar a real situação do ticket médio na frequência ideal.

Vale lembrar também que a análise não deve ser somente do ticket médio, mesmo que ele siga sendo um dos mais importantes indicadores da situação financeira, ele não é o único.

É preciso controlar melhor a lucratividade sobre a contribuição e rentabilidade que outros indicadores podem dar para o alcance dos objetivos da empresa com essa ação.

Como aumentar o ticket médio?

Por fim, é o momento de conhecer algumas dicas que podem ajudar um negócio que constrói braço robótico industrial a aumentar seu ticket médio, são elas:

1. Estudar o ticket do ano anterior

Estudar os dados históricos, como o ticket e os cálculos dos últimos meses e do último ano é uma ótima forma de começar o processo para aumentar o ticket médio atual.

Isso porque será possível analisar se existem oscilações nos meses que se seguram, ajudando a dar uma noção sobre a performance comercial da carteira dos clientes.

2. Focar em um objetivo

Depois de ter uma visão perspectiva mais abrangente dos resultados anteriores, fica mais fácil focar no objetivo de aumentar o indicador.

Claro que não é fácil ir de um ticket médio de quinhentos reais para três mil de uma hora para outra, mas com foco no objetivo ele pode ser alcançado muito antes do esperado.

3. Estudar mais o perfil de cliente ideal

Reavaliar o grau de conhecimento que a empresa tem sobre o perfil dos clientes ideias ao atualizar as personagens do negócio também é uma ótima ideia.

Até porque conhecer cada uma das características das contas mais movimentadas do negócio ajuda os gestores do comércio a ter uma atuação mais personalizada.

Um cliente que sente que a empresa que vende aparelhos para treino funcional completo o conhece de verdade, tem muito mais chances de comprar outras vezes com ela.

4. Reforçar estratégias

Por último, a prospecção na base de clientes deve ser algo estimulado para a equipe de vendas e reforçado sempre que for possível, ou seja, estratégias devem ser reforçadas a todo momento.

Vale, também, avaliar as contas e ver quais serviços e produtos não estão trazendo tanto retorno como traziam antes ou quanto deveriam trazer.

Depois disso, falar com os clientes e saber o que não os agrada nesses produtos ou serviços, caso não exista uma maneira de melhorá-los, as estratégias devem ser focadas em outros que levem resultados reais.

O foco em estratégias para produtos e serviços que vendem mais leva a situações de negociações muito mais valiosas para o negócio.

Considerações finais

Como visto, o ticket médio, mesmo que seja uma métrica extremamente importante, ainda acaba sendo ignorada por muitos negócios.

No entanto, é fundamental acompanhá-la sempre é buscar melhorar o ticket para que a empresa alcance os objetivos esperados e o sucesso que tanto deseja, independentemente do segmento em que ela atua.

Para alcançar mais consumidores e aumentar as vendas, ele não pode ser deixado de lado. Com uma noção sobre como anda os lucros da empresa, montar estratégias para melhorar isso se torna muito mais fácil.

Tanto essa métrica quanto as outras devem ser estudadas, calculadas, analisadas e aplicadas nas ações da empresa, seja ela um pequeno negócio ou uma grande organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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