A bulimia, embora seja um tabu em ser falado, é uma doença de saúde pública que devido a pressão estética feita pela sociedade muitas pessoas acabam a adquirindo, prejudicando a saúde por um todo, inclusive a saúde bucal.
Um indivíduo que possui bulimia induz o vômito após períodos de compulsão alimentar, onde na maioria das vezes os alimentos são totalmente sem qualquer valor nutricional, como doces e bolos que prejudicam os dentes.
A indução do vômito traz a acidez do estômago para a boca, levando a desmineralização dental podendo ocasionar diversas doenças bucais como a cárie e gengivite.
Além dessas doenças, a bulimia leva ao desgaste do esmalte dentário, podendo enfraquecer os dentes levando a sensibilidade e, até mesmo, a perda caso não seja cuidado corretamente.
Na maioria das vezes a bulimia pode ser descoberta por um profissional dentista que cuida da gengiva, podendo perceber através do inchaço das glândulas salivares.
É imprescindível fazer um tratamento com psicólogo, psiquiatra, nutricionista e dentista para a cura desse problema que afeta muitas pessoas pelo mundo.
Quais as possíveis causas da bulimia?
A bulimia (ou bulimia nervosa como é conhecida) é um distúrbio alimentar e psicológico que leva muitos danos à saúde como um todo.
Essa doença acomete milhares de pessoas pelo mundo sendo caracterizada por episódios de compulsão alimentar onde, após a ingestão, o indivíduo sente uma culpa enorme com medo de engordar, induzindo o vômito ou usando laxantes para fazer com que a comida não termine em ganho de peso.
A bulimia é uma desordem psiquiátrica onde o indivíduo sente um medo gigantesco de ganhar peso, podendo vomitar, induzir diarréia e fazer exercícios físicos de forma compulsiva.
Suas causas estão relacionadas ao culto pela magreza nas mídias sociais e na televisão. A busca pelo corpo perfeito leva ao aparecimento de distúrbios psicológicos, prejudicando a autoestima levando a comportamentos de ansiedade e de perda de controle com alimentos.
Geralmente essas condições afetam mais mulheres devido a um padrão de beleza inalcançável.
Além de prejudicar a saúde por um todo, afetando estômago, intestino, a bulimia pode danificar a saúde bucal, sendo comum o aparecimento de cáries e da gengivite nesses indivíduos, muitas vezes tendo que recorrer a um dentista especializado em gengiva.
Quais as consequências do transtorno alimentar?
Os transtornos alimentares como a bulimia causam outros problemas para o organismo, afetando consequentemente a saúde bucal, levando à erosão dentária.
Quando acontece a indução do vômito, é liberado ácidos dos sucos gástricos na boca, deixando os dentes mais suscetíveis a cáries e desgastes do esmalte.
Com o ato de vomitar, devido a acidez que vem do estômago o dente passa por uma desmineralização facilitando o aparecimento de cáries, onde pode ocorrer dor nos dentes tendo que muitas vezes ir ao um dentista 24h para tratar o problema.
Além desses efeitos negativos na saúde bucal, a bulimia leva a alguns sintomas como por exemplo:
- Sensibilidade dos dentes;
- Mordida alterada;
- Retrações gengivais;
- Xerostomia (boca seca);
- Perda dos dentes;
- Trauma na faringe e mucosas;
- Erosão dentária (exposição da dentina);
- Dentes amarelados.
Além de todos esses problemas prejudiciais à saúde bucal, a bulimia leva a dores de garganta e sangramentos no palato, devido a indução de vômitos.
É importante estar fazendo acompanhamento psicológico para tratar essa doença e não causar problemas maiores para a saúde.
Como o dentista pode ajudar nesse caso?
O diagnóstico de bulimia pode demorar, pois muitas pessoas com esse problema demoram a procurar um profissional. Porém, quando o problema acomete a saúde bucal, o dentista consegue identificar primeiramente a doença, encaminhado para outros profissionais.
Um sintoma bem frequente em pessoas com bulimia é perceber que os dentes acabam enfraquecendo facilmente, tendo que recorrer a tratamentos que variam desde aparelho de dente transparente ou outras formas de tratamento ortodôntico para melhorar a aparência dos dentes, deixando-os alinhados.
Muitos pacientes recorrem ao profissional odontológico devido a percepção de dentes sensíveis, dores de dentes causadas pela cárie e doenças periodontais.
A bulimia pode acontecer nas pessoas na pré-adolescência tendo que levar o paciente em consultas num consultório odontológico infantil.
O desgaste dos dentes devido à acidez do estômago leva à erosão dentária, sendo necessário que o dentista faça tratamentos com flúor para fortalecer as dentições.
Para evitar complicações mais graves à saúde, é necessário estar fazendo acompanhamento psicológico para melhorar o quadro, melhorando a saúde geral e saúde bucal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
- Leia também: