Tecnologia que integra diferentes processos em um só lugar pode ajudar pequenas empresas a se posicionarem no mercado.
Garantir a eficiência da organização é um desafio para o desenvolvimento de 27% das pequenas e médias empresas, segundo estudo divulgado pela Microsoft em 2023. Apesar da dificuldade, a tecnologia pode ser uma alternativa para solucionar o problema. A pesquisa revelou uma visão otimista e quase unânime sobre o uso de soluções inovadoras: 98% dos negócios reconhecem o impacto positivo que elas podem trazer.
Entre as tecnologias está o sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, responsável por integrar diferentes sistemas em um só software, permitindo que a empresa gerencie e automatize uma série de processos.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca a importância da organização e dos controles internos para o crescimento sustentável dos negócios. Sobre o sistema ERP, avalia que a ferramenta facilita a gestão em diferentes áreas.
Há estudos que mostram as vantagens que a solução pode trazer para pequenas e médias empresas, como a melhora da eficiência operacional e o maior embasamento e precisão para as tomadas de decisões.
Artigo publicado na Revista Tópicos explica que o sistema ERP funciona como uma plataforma integrada que coleta e processa informações de diferentes departamentos de uma organização. Em um só local, é possível ter acesso aos dados sobre finanças, recursos humanos, produção, vendas, marketing, logística e outros setores.
A integração fornece uma imagem abrangente e precisa das informações, o que facilita a análise comercial e as decisões estratégicas. Ainda de acordo com o artigo, esse tipo de sistema pode ser implementado em empresas de todos os setores e portes.
No caso do setor industrial, o sistema pode trazer benefícios mais específicos. O erp para pequenas indústrias pode ajudar a estruturar os setores, melhorar as etapas de produção, identificar eventuais falhas e facilitar o desenvolvimento de projetos capazes de promover o crescimento da organização.
Segundo estudo publicado na RevistaFT, a implementação do sistema ERP é positiva em pequenas indústrias, pois traz ganho de agilidade nos processos, segurança na realização de tarefas, integração e controle gerencial. Para as empresas de pequeno porte, esses fatores favorecem a competitividade, o ganho de eficiência operacional e a redução de riscos e custos.
Os pesquisadores Lindomar Subtil e Kazuo HatakeyamaII das universidades Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), respectivamente, também desenvolveram um estudo sobre o sistema ERP. Nele, alertam que para a implantação da inovação, as empresas precisam conhecer as próprias necessidades, definir os principais objetivos e preparar treinamentos intensivos com os colaboradores que terão contato direto com a tecnologia.
Uso de ERP é tendência mundial
O uso de inovações tecnológicas, como o sistema ERP, já é uma tendência no mundo. Dados do relatório publicado na BusinessWire apontou que o mercado global desse tipo de software atingirá a cifra de US$ 130 bilhões até 2027, valor que representa uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 15% durante o período.
Os motivos que fazem do sistema ERP uma tendência entre as empresas são vários. De acordo com o estudo “Como um sistema ERP pode auxiliar no crescimento de uma empresa”, publicado na Revista da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), esse tipo de sistema permite a atomicidade dos dados, o controle de custos e a redução do tempo de lead times, termo usado para se referir ao tempo de resposta do fornecedor às requisições feitas pelo comprador.
Ainda conforme o estudo vinculado na Revista Tópicos, a tecnologia ERP vai além de uma simples automação dos processos no negócio das pequenas indústrias. O artigo informa que a inovação fornece uma base sólida para a análise de negócios, permitindo que empresas de pequeno porte identifiquem e prevejam tendências e monitorem o desempenho atual, desenvolvendo estratégias com total confiança para se posicionarem no mercado.
O Sebrae ressalta que a tecnologia facilita processos do dia a dia do negócio ao aprimorar o fluxo de caixa, automatizar a emissão de notas fiscais e boletos bancários e garantir maior praticidade para o controle de estoque.
Leia também:
- Desmaio: o que fazer?
- Ambulância para remoção
- Ambulância no seu evento? Saiba mais
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Diabetes tipo 1 e 2: saiba as diferenças
- A história da ambulância que você nunca conheceu antes.
- Ambulância tipo A: o que é e quais são os serviços oferecidos por ela?
- Como ajudar um dependente químico que recaiu: 10 maneiras práticas e reais