Miranda Brasil
Image default
negócios

Quem pode emitir e-cnpj? Entenda como funciona

Antes de emitir um e-CNPJ, é muito importante entender como o certificado funciona e principalmente quais vantagens obterá ao adquirir o documento, que é amplamente utilizado por empresas para realizar tarefas online.

O crescente uso dos certificados digitais se deve por conta da praticidade e agilidade que o mesmo proporciona. Essa questão trouxe muitos questionamentos e um deles é quem pode emitir o CNPJ digital. Confira agora se você pode obter o documento!

O que é o e-CNPJ?

O e-cnpj é um documento eletrônico que funciona como uma identidade para empresas. Com ele, é possível assinar contratos e documentos, além de realizar transações bancárias e outras tarefas burocráticas.

O CNPJ virtual é emitido por meio de Autoridades Certificadoras (AC) credenciadas pela ICP-Brasil. Para que a emissão seja realizada, é necessário que a empresa possua um CNPJ físico válido e ativo. 

Para que serve?

e-cnpj

O certificado digital possui algumas finalidades que incluem acessar serviços e sistemas governamentais, assinar documentos e contratos, além de emitir notas fiscais de maneira segura e facilitada.

Vantagens do e-CNPJ?

O CNPJ digital é uma ferramenta essencial para empresas que desejam realizar atividades online de forma autêntica e segura. Por este motivo, cada vez mais empresas têm realizado a emissão do documento que elimina totalmente o uso do documento físico.

O certificado virtual dispõe de uma diversidade de vantagens para o titular, além de contribuir para a sustentabilidade, tendo em vista que não é necessário a impressão de papel para a assinatura. Outras das principais vantagens incluem:

Validade jurídica

O CNPJ digital possui a mesma validade jurídica que o físico. Isso significa que o documento é reconhecido por instituições, órgãos governamentais, empresas e outros. Assim, pode-se dizer que o certificado digital é totalmente autêntico!

Agilidade nos processos

Com ele o titular pode realizar uma diversidade de processos sem precisar se deslocar entre um local e outro ou pagar pelo envio de documentos. Com esse fator é possível economizar tempo.

Economia

Além da economia de tempo, a economia de recursos é outro ponto positivo que o certificado virtual proporciona. Por exemplo, visto que não é necessário papel impresso, os valores que seriam gastos com o transporte do mesmo e com a impressão são poupados.

Segurança

O uso do documento é totalmente seguro, visto que garante a integridade e autenticidade da identidade do titular. Nesse contexto, qualquer informação transmitida durante uma assinatura ou outro processo online estará devidamente protegida.

Quem pode emitir e-CNPJ?

Qualquer empresa que possui um CNPJ válido pode emitir um CNPJ digital. Ele é voltado para empresas de variados portes e é indicado para empresas que realizam transações online com muita ou pouca frequência.

Vale ressaltar, que não é necessário se preocupar com segurança quando se fala de certificados digitais. Isso porque ele utiliza criptografia, que garante a autenticidade e integridade de todas as informações empresariais compartilhadas.

Tipos de e-CNPJ

O mercado dispõe de uma diversidade de e-CNPJ para atender as necessidades específicas de cada empresa, instituição ou órgão. Os tipos mais utilizados incluem o A1 e A3, que possuem algumas distinções que incluem:

  • A1: é armazenado em computador e possui validade de 1 ano;
  • A3: é armazenado em token e pode ser utilizado em computadores e dispositivos móveis, além de possuir validade de até 3 anos, o que elimina a necessidade de renovação frequente;
  • Certificado em nuvem: armazenado em servidores remotos e pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel ou computador com conexão à internet.

A escolha de cada tipo de certificado depende das necessidades da empresa. Para quem utiliza com pouca frequência, o mais indicado é o A1, já o A3 pode ser uma alternativa melhor para empresas que realizam um grande volume de transações virtuais. O certificado em nuvem é ideal para empresas que desejam mais praticidade e que funcionam de modo remoto.

Como revogar e-CNPJ?

Para revogar ou cancelar o certificado, é necessário acessar o site da Autoridade Certificadora, fazer login e seguir as instruções fornecidas. Caso tenha dúvidas em relação a isso, basta entrar em contato com a responsável por emitir seu documento.

Embora pareça simples, o processo de revogação de um documento digital requer atenção aos detalhes. Além disso, é importante que ela seja feita antes do fim do prazo de validade, visto que ele é cancelado automaticamente após seu vencimento.

Onde emitir e-CNPJ?

Emitir o certificado eletrônico pode ser emitido em qualquer Autoridade Certificadora (AC) validada pela ICP-Brasil. É muito importante escolher uma AC de confiança como a Valid Certificadora, que é reconhecida no mercado devido à diversidade de documentos virtuais disponíveis, além do atendimento de alta qualidade.

Ao acessar o site da Valid, é possível conferir todos os produtos oferecidos pela empresa como o e-CNPJ A3. Verifique-os, encontre o que deseja e realize a emissão em poucos passos após o pagamento.

Os e-CNPJ A3, A1 ou em nuvem podem ser emitidos por qualquer empresa que tenha em mãos um CNPJ ativo. Todo o processo deve ser realizado em uma certificadora de confiança para evitar problemas.

Leia também:

Related posts

Melhores Mensagens de Aniversário para Filha no WhatsApp

Gilson Rodrigues

Como abrir uma Empresa? Saiba quais são os procedimentos de legalização.

Jorge Torrez

Delivery de supermercado: uma tendência que está em alta

Gilson Rodrigues