Miranda Brasil
Image default
negócios

Para que serve o realçador de sabor?

Você já ouviu falar em umami? O umami é o 5º sabor que as papilas gustativas conseguem identificar, assim como o salgado, o doce, o azedo e o amargo. Apesar de muitos alimentos conterem umami naturalmente, é possível adicioná-lo a quaisquer tipos de pratos salgados ou azedos utilizando um produto simples conhecido como realçador de sabor

Os realçadores de sabor servem exatamente para isso, adicionar umami a todos os tipos de alimentos, seja àqueles que já possuem umami de forma natural, ou àqueles que não contém umami. Este 5º sabor, quando adicionado aos alimentos, é capaz de realçar o sabor natural deles, deixando o prato ainda mais saboroso e muito mais harmonioso. 

E é exatamente por este motivo que o realçador de sabor recebe este nome, porque ele intensifica o sabor dos alimentos onde está inserido. Também conhecido como glutamato monossódico, os realçadores de sabor podem ser facilmente adquiridos por todas as pessoas, e seu uso é bastante comum na indústria alimentícia. 

E se você deseja adicionar ainda mais sabor aos pratos que costuma preparar, continue lendo este artigo e entenda mais sobre como o realçador de sabor funciona e porque você deve aderir ao uso dele na sua cozinha, dado que a vantagem de utilizar o glutamato monossódico não se resume apenas em trazer umami para os alimentos.

Como o realçador de sabor age no paladar?

Já que a função do realçador de sabor é intensificar o sabor dos alimentos, é bem fácil de entender como isso acontece na prática no nosso organismo. O glutamato monossódico estimula a saliva, agindo de forma direta em alguns receptores de glutamato que estão presentes nas papilas gustativas da língua do ser humano.

Assim, o paladar humano é capaz de sentir muito mais o sabor da comida que está ingerindo, bem como degustar de forma muito mais harmoniosa cada tempero e alimento utilizado na preparação de um prato. E apesar de muitas pessoas não saberem, o glutamato monossódico está presente em abundância no organismo humano naturalmente.

Ele é o aminoácido presente no cérebro humano em quantidade mais farta, e tem como principal função auxiliar o organismo na estruturação das proteínas. Por esse motivo, ingerir até, mais ou menos, 20 gramas de glutamato monossódico por dia faz bem à saúde e chega até mesmo ser recomendado.

Normalmente, os seres humanos costumam ingerir de 10 a 12 gramas de glutamato monossódico diariamente de forma natural, dado que ele está naturalmente presente em diversos alimentos como tomates, carnes, milho, gengibre, ovo, cogumelos, queijos, no molho shoyu e em muitos peixes e frutos do mar.

Por que usar o realçador de sabor nas receitas?

Apesar do uso do realçador de sabor ser um pouco controverso, a FDA disse que ele é seguro e que pode ser tranquilamente utilizado no preparo de receitas no dia a dia. Contudo, é necessário atentar-se a quantidade, pois quanto utilizado de forma demasiada, ao invés de garantir que a comida tenha sabor mais agradável, ela ficará com gosto ruim.

Se você for capaz de tomar este cuidado, o uso do glutamato monossódico pode ser muito benéfico para você e para os integrantes da sua família. Veja abaixo alguns motivos que com certeza irão convencê-lo a aderir ao uso do realçador de sabor.

Menos sódio, mais sabor

O fato do glutamato monossódico realçar o sabor natural dos alimentos demanda a necessidade de que o cozinheiro utilize muito menos sal no preparo das refeições. Isso porque o realçador deixará o sabor natural dos pratos em maior evidência, o que dispensa o uso excessivo do sal. 

Essa é uma excelente notícia para aquelas pessoas que precisam diminuir o consumo de sódio e para os hipertensos, dado que o sal na comida pode ser diminuído de forma significativa.

A substituição deve ser feita da seguinte forma: ao invés de utilizar 1 colher de chá de sal, utilize meia de sal e meia de realçador de sabor para cada 500 gramas de carne ou de legumes; no caso de grãos, utilize a mesma quantidade para cada 1 xícara de chá.

Ajuda a emagrecer

O glutamato monossódico contribui de forma significativa para o emagrecimento, visto que ele ajuda a controlar os mecanismos presentes no corpo humano que estão relacionados com a sensação de fome e com a saciedade. Além disso, ingerir menos sal evita a retenção de líquido, o que traz aquela sensação incômoda de inchaço. 

Contribui para a aceitação alimentar

Por último, mas não menos importante, como o glutamato monossódico intensifica o sabor dos alimentos, estudos comprovaram que ele auxilia na aceitação alimentar de crianças e idosos com mais de 80 anos que já começaram a perder paladar, ou que, por alguma razão, estão com a produção de saliva reduzida. 

Dessa forma, é possível afirmar que o realçador de sabor é capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde humana.

Leia também:

Related posts

Veja os piores carros brasileiros para evitar esse ano!

MirandaBrasil

Como conseguir o WhatsApp da Claro?

MirandaBrasil

Como ganhar dinheiro com foto?

MirandaBrasil

Deixe um Comentário