Miranda Brasil
Image default
saúde

Massoterapia é curso ou faculdade?

Massoterapia é um curso técnico, não é uma faculdade de nível superior. Sendo assim, você poderá se tornar um profissional técnico especializado em massoterapia.

O que você aprende no curso Técnico em Massoterapia?

Se você está pensando em fazer um curso técnico em massoterapia, certamente está querendo uma profissão que muitas pessoas falam que é uma área boa, não é mesmo? Sendo assim, nesta matéria você irá aprender sobre essa profissão que está em alta no mercado de trabalho.

Saber dominar as técnicas orientais e ocidentais antigas de relaxamento e aprender quais as últimas práticas disponíveis é imprescindível para quem quer atuar neste mercado, sendo assim, você terá de procurar uma boa escola para isso.

Sendo assim, você poderá ter não só uma profissão, mas também o seu próprio negócio. Aproveite bem que este mercado está bastante aquecido e procure uma boa escola para se formar. Pois, as demandas de trabalho estão em alta, principalmente nas grandes cidades.

Então, o que é Massoterapia?

Basicamente, antes de te explicar o que está englobado no curso, você precisa entender o que é essa técnica. Basicamente, você precisa gostar de ter contato com pessoas e toca-las, este ponto é muito necessário.

Sendo assim, é um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar a saúde do usuário e assim, prevenir por meio da massagem certos desequilíbrios no corpo e/ou restaurar o equilíbrio dos corpos mentais, emocionais, físicos e espirituais.

Existe dentro da massoterapia, duas formas de toque, os feitos de forma forte e os sutis, e com ambos você poderá desenvolver o trabalho nos indivíduos. Existem uma série de técnicas de práticas de massagens de relaxamento, terapêutica, estéticas praticada há milhares de anos.

Vale lembrar que recentemente a OMS reconheceu tais técnicas.

Formação do curso Técnico em Massoterapia

O curso praticado no Brasil por diversas escolas técnicas especializadas tem duração de cerca de 1200 horas, outras 1 ano e meio, e outras 2 anos e um pouco mais. Sendo assim, ela não é uma formação extensa, e rapidamente você poderá concluir e atuar no mercado de trabalho.

Você irá aprender todas as mais diversas e diferentes técnicas para poder avaliar o paciente e aplicar a massagem, seja com a finalidade de melhorar a saúde ou a estética.

O que irei aprender em um curso Técnico em Massoterapia?

No curso técnico de massoterapia, você irá aprender sobre o funcionamento do corpo. Nele você irá aprender as técnicas de como usar as mãos para a finalidade de regeneração. Esta profissão é regulamentada e reconhecida pela Lei nº 3.968, de 1961.

As técnicas mais comuns ensinadas durante o curso são:

Massagem Modeladora: Ela irá ativar o seu metabolismo, e ajudar a melhorar a circulação local.

Massagem desportiva: Normalmente aplicada em atletas, ajudando na recuperação da musculatura e até juntas.

Drenagem Linfática: Esta técnica é voltada a diminuir gordura localizada, e inchaços em determinados locais. Ela ajuda na liberação de toxinas ruins do corpo e auxilia no processo de emagrecimento. Se o cliente realmente quiser ver resultados, deve manter uma dieta equilibrada.

Aromaterapia: Nela, são usados óleos essenciais ou óleos perfumados, que ajudam a curar problemas e melhorar o humor.

Quiropraxia: Ajuda a tratar problemas de coordenação motora, tem como finalidade resolver problemas de postura, e alinhamento para melhor mobilidade, melhorando a circulação de energia esquelética.

Reflexologia: Este tipo de massagem é feita nas mãos, orelhas e nos pés, e tem como finalidade, ativar pontos de energia do corpo para melhorar a circulação de energia nos órgãos, melhorando o seu funcionamento.

Shiatsu: Sendo esta uma das mais famosas e procuradas, ela é totalmente aplicada com técnicas orientais, e trabalha certos pontos do corpo com pressão nos meridianos. Ela ajuda a despertar a circulação energética de locais com carência ou mau funcionamento.

O diploma de curso Técnico em Massoterapia é reconhecido pelo MEC?

Vamos dar um exemplo: Muitas pessoas têm dúvidas ao fazer um curso de técnico e se tornar um massoterapeuta no Rio de Janeiro. Sendo assim, procure uma escola que tenha o curso reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação em sua cidade ou estado.

Procure escolas que preencham todos os requisitos e que tenham a grade estipulada pelo MEC, e assim, você estará com a certeza na finalização do seu curso, de que, quando for se inserir no mercado, o seu diploma será válido para exercer essa bela função.

Leia também:

Related posts

Descubra formas de mastigar corretamente os alimentos

MirandaBrasil

Saiba como melhorar da prisão de ventre de forma simples e natural

MirandaBrasil

Gengivite: Saiba o que é e como tratar

MirandaBrasil

Deixe um Comentário