A higiene bucal é algo de suma importância para todas as fases da vida, inclusive para os bebês. O que muita gente não sabe são os benefícios da amamentação para a saúde bucal dos pequenos, antes mesmo dos dentinhos nascerem, fazendo com que eles se desenvolvam de maneira correta e apropriada.
Leia também: Sobre o Aspirador Nasal
Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que a limpeza dentária deve ser feita em todas as idades, não somente a aplicação de clareamento dental, por exemplo, mas através de uma higienização feita em casa de maneira correta, desde cedo, pois quanto mais cedo, mais os hábitos saudáveis irão perdurar.
Dessa forma, é importante conhecer alguns dos benefícios da amamentação para a saúde bucal do seu bebê, justamente por se tratar de algo que não é comumente falado, mas que deveria ser mais difundido, pois pode fazer com que os dentes cresçam de maneira correta sem que haja a necessidade do uso de um aparelho de porcelana.
Importância da amamentação para a saúde bucal dos bebês
A fase de amamentação é um período em que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, pois é através dela que o bebe recebe os primeiros nutrientes que permite que eles consigam se sustentar e se fortalecem.
Embora isso já fosse de ciência de todos, muita gente acaba esquecendo de falar sobre a influência na saúde bucal.
O leite é uma das substâncias que mais são essenciais no desenvolvimento dos dentes, já que até mesmo pode evitar o uso de um aparelho dental de porcelana, por exemplo.
Pois os dentes crescem de maneira natural e saudável, conseguindo se sustentar de forma correta através dos nutrientes que o leite materno proporciona.
Além disso, toda vez que o bebê realize uma amamentação, os movimentos que ele realize para fazer a sucção fazem com que os ossos dessa região sejam estimulados, crescendo de uma maneira correta, o que não acontece com diversas pessoas, e os pais acabam por necessitar pelo uso de um aparelho dental invisível.
O aleitamento materno também é responsável pelo bom posicionamento dos dentes, bem como uma boa formação da dentição.
Os dentes costumam apenas completar o seu desenvolvimento com dois anos de idade, que coincide justamente com a época do desmame, então acaba fazendo com que a dentição seja muito estimulada.
Muita gente acha que o leite industrializado pode ser um bom substituto do leite materno, o que não é verdade, pois pode causar um dos maiores problemas bucais infantis.
Esses problemas costumam atingir até cinco anos de idade, conhecido como cárie de mamadeira, que acontece por causa da alta quantidade de açúcar presente no leite industrial.
Outra coisa em que o aleitamento materno é fundamental, é para o aprendizado da fala de um bebê, já que os estímulos que são realizados pelos pequenos acaba influenciando nisso.
Por isso, pode-se dizer que os principais benefícios do leite materno para o desenvolvimento saudável oral das crianças, são:
- Evita doenças bucais como a cárie de mamadeira;
- Os dentes crescem de forma saudável;
- Ajuda no desenvolvimento da fonética;
- Permite que a estrutura óssea seja bem rígida.
Dessa maneira, é fácil de entender o porquê de o leite materno ser algo fundamental, e não pode ser substituído pelo leite industrializado, que pode até mesmo causar manchas nos dentes das crianças, sendo necessário, futuramente, a procura por clareamento dental preço, para poder alterar esses problemas estéticos.
Importância da preservação da saúde bucal
Agora que ficou mais fácil de se entender qual a importância da amamentação para a saúde bucal dos bebês, é fundamental também comentar o porquê se deve preservar essa saúde,
Isso porque a boca funciona como se fosse a porta de entrada para diversos outros problemas no organismo que não se limitam apenas à cavidade oral.
A primeira coisa a ser dita, é que quando se aprende a higienização correta desde cedo, esse hábito pode perdurar a vida inteira, fazendo com que a pessoa nunca perca essa boa mania de escovar os dentes ao menos três veze ao dia, o que diminui consideravelmente a chance dela contrair algum tipo de doença bucal.
Além disso, quando não se tem um hábito saudável desde criança, quando ela cresce ela acaba ficando mais propensa a desenvolver problemas bucais.
Vale lembrar que não basta apenas escovar os dentes em casa, mas também realizar consultas recorrentemente no dentista, para poder avaliar sua situação.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Leia também: