Miranda Brasil
Image default
noticias

Maneiras pelas quais Alexa está destruindo sua privacidade antes mesmo de você perceber

Alexa é um serviço de voz baseado em nuvem que fornece mensagens aos usuários. Também pode fornecer acesso a conhecimento, entretenimento e muito mais. 

Alexa é sua assistente pessoal controlada por voz, basta perguntar e ela responderá às suas perguntas, informará sobre o tempo, vai ouvir música, acender as luzes ou a TV, vai verificar o trânsito, fornecerá placares esportivos ou programações.

Essa é a próxima geração em inteligência artificial. Alexa apresenta uma interface de usuário em linguagem natural que permite que você converse com seu dispositivo habilitado para Alexa, faça perguntas e dê comandos.

As implicações de privacidade desses assistentes ativados por voz são enormes. Eles estão constantemente ouvindo, estão sempre ligados e nunca esquecem. Temos que estar cientes de que nossas conversas estão sendo armazenadas em formato digital, e haverá consequências para as gerações futuras se continuarmos a não fazer nada a respeito agora.

Claro que tudo tem os dois lados da história e na tecnologia isso não é diferente. Para quem ainda não sabe como usar Alexa no iPhone existem muitos tutoriais na internet.

Leia também:

Cuidado com a sua privacidade Alexa pode destruir sua privacidade antes mesmo de você perceba

– Você não pode desligar o microfone, a menos que desconecte o dispositivo da alimentação ou da rede Wi-Fi

– Alexa escuta mesmo quando não está ativada por uma palavra de ativação

– Ele envia dados de volta aos servidores da Amazon sempre que você fala com o dispositivo

– Grava conversas sem consentimento

– Pode compartilhar o que ouve com terceiros, incluindo às agências de aplicação da lei

– As crianças são alvo de empresas que pretendem vender algo

Você está pronto para Alexa?

Você gostaria de ter um assistente pessoal em sua casa? Você ficaria feliz se aquele assistente pessoal fizesse tudo por você?

Alexa, da Amazon, é a inteligência artificial ativada por voz. E pode fazer muitas coisas, desde pedir comida, tocar música ou até ler notícias.

Mas estamos prontos para ter uma IA em nossa casa? Podemos confiar nesta IA com o mesmo nível de confiança que damos às outras pessoas?

Entenda que comprando esse dispositivo você tem um alto-falante inteligente.

Alexa, o software de voz desenvolvido pela Amazon, é um alto-falante inteligente que revolucionou a forma como usamos a tecnologia. Este dispositivo pode ser usado para definir alarmes e temporizadores, transmitir música e fazer chamadas telefônicas. 

O que torna essa tecnologia tão especial são seus recursos de reconhecimento de voz. É capaz de entender os comandos da linguagem natural perfeitamente e responder a perguntas com resultados relevantes. Alexa também registra o que você diz e armazena essas informações.

Os 4 problemas de privacidade de Alexa que estão tornando seus dados de voz de conhecimento público

1) Os dados de voz de Alexa podem ser acessados remotamente

2) Os dados de voz de Alexa estão sendo explorados em busca de informações por empresas terceirizadas

3) Alexa armazena muitos dados do usuário e não está claro para que eles estão sendo usados

4) A Amazon tem o poder de excluir seus dados de voz, mas não precisa

Em um resumo seria violação da privacidade do Alexa e a violação de dados de voz.

A história completa da violação de privacidade do Alexa ainda não está clara. Mas o que está claro é que os hackers criaram um software malicioso, que pode gravar tudo o que você diz no seu dispositivo Alexa. Isso inclui conversas privadas, informações pessoais e números de cartão de crédito.

Como desligar o microfone dos seus dispositivos para impedir que Alexa grave você?

Muitas pessoas têm se perguntado sobre as novas maneiras de impedir que Alexa os grave. Existem duas opções para fazer isso:

1) Obter um dispositivo físico que funcione com Alexa como um interruptor de luz, campainha ou tomada. Neste caso, você pode desligar seus microfones apenas desligando os dispositivos.

2) Use as configurações do seu assistente de voz e verifique se está “sempre ligado” ou “gravar áudio” ligado. Se essas configurações não estiverem ativadas, Alexa não poderá gravar você. Caso contrário, você deve desligá-los.

Dessa forma você vai impedir que Alexa ouça.

Se você está com medo de Alexa bisbilhotar suas conversas, pode sempre silenciá-la. Basta dizer “Alexa, muda” para impedi-la de ouvir e gravar. Se você quiser ligar o microfone novamente, basta dizer “Alexa, ativar o som.”

Como ter certeza de que o que você diz em um Amazon Echo está protegido do governo?

O Echo e Alexa podem parecer um dispositivo futurista com um potencial ilimitado para o futuro dada a popularidade do dispositivo, vale a pena considerar também como se proteger da espionagem do governo. Infelizmente hoje em dia temos dados sendo vazados de tudo que é forma.

Os dispositivos Amazon Echo e Alexa são projetados para estarem sempre ligados e constantemente ouvindo suas palavras, e ficar em alerta para responder quando são faladas.

Isso significa que, se você estiver preocupado com a espionagem do governo ou vazamento de dados, pode ser melhor não usar nenhuma tecnologia ativada por voz.

No entanto, se você deseja alguma proteção adicional, recomendamos que você use um serviço VPN em seu smartphone e laptop, quando eles estiverem conectados à sua rede Wi-Fi.

Uma coisa é fato a tecnologia não para e precisa saber como se adaptar.

Leia também:

Related posts

Você sabe que é insalubridade?

Gilson Rodrigues

O que é cibersegurança e quais os tipos?

marcella pontes

Nunca mais deixe toalhas molhadas no seu quarto – saiba o porquê!

Gilson Rodrigues