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Social Commerce: saiba como aplicar essa estratégia!

Quanto mais o tempo passa, maiores são as possibilidades de se estabelecer algumas relações comerciais dentro do ambiente digital. Entender, portanto, o que é e como aplicar a perspectiva de social commerce pode ajudar a desenvolver um negócio.

No mercado, não há uma só empresa que não esteja buscando se estabelecer dentro de seu segmento, e isso pode ser realizado a partir de uma série de posturas.

Do ponto de vista do comércio, há uma série de plataformas que podem servir a esse fim de uma forma muito benéfica.

Contudo, não basta apenas anunciar em um bom site de vendas para estabelecer uma boa relação com o público, é preciso ir além.

Isso porque essas dinâmicas não só trouxeram elementos para que as empresas pudessem agir, mas, em grande medida, modificou as dinâmicas de consumo como um todo.

Hoje em dia, se há a necessidade de se contratar um serviço de terceirização recepcionista, essa postura não irá partir das antigas fundamentações.

Isso significa dizer que há uma perspectiva diferente que os clientes acabam assumindo frente suas possibilidades de consumo.

Nesse caso específico, ao jogar o nome do serviço em uma plataforma de busca, certamente, ele irá entrar em diversos sites para entender as condições.

Aqueles que conseguirem atraí-lo e retê-lo de uma forma satisfatória, certamente, acabam saindo na frente na hora de consolidar uma relação comercial.

Do ponto de vista das empresas, isso acaba incidindo em uma série de novos critérios administrativos.

Afinal de contas, esse tipo de dinâmica acaba incitando uma concorrência ainda mais amplificada.

Uma empresa de home care nutricionista, por exemplo, vai ter que começar a pensar em alguns aspectos para colocar o cliente diante de boas possibilidades.

Não basta mais continuar apenas anunciando esperando que isso vai surtir algum efeito milagroso. 

Isso, em grande medida, acaba representando, também, um novo paradigma dentro da perspectiva de marketing.

Um novo paradigma sobre o marketing digital

Diante das grandes modificações que as tecnologias digitais trouxeram para o mundo dos negócios, o marketing precisou passar por uma nova estruturação.

Nesse sentido, o marketing digital aparece como uma forma de consolidar uma série de ferramentas de alta complexidade para uma ação de mercado.

Sua representação como novo paradigma parte de alguns pressupostos fundamentais que precisam ser exemplificados.

Atualmente, se um usuário de mecanismo de busca fizer uma pesquisa procurando por clínica veterinária próximo de mim, certamente, uma série de resultados irão aparecer para ele.

Nesse caso, não há nada que aconteça sem que haja uma ação muito bem orientada por trás disso. É importante ressaltar isso, uma vez que ao ter sua necessidade atendida, o cliente sequer pensa como aquelas empresas chegaram até ele.

Na verdade, para que esse destaque aconteça, é preciso que uma estratégia esteja fundamentando isso.

Podendo ir desde a otimização de SEO até a compra de palavras-chave em links patrocinados, essas estratégias para o estabelecimento são fundamentais.

É a partir dele que uma pesquisa por piercing de titânio nariz consegue desempenhar mais efetuando uma entrega qualificada.

Entretanto, o marketing digital não está destinado apenas a uma mera prática de pesquisa e resultados.

Ele pode ir muito além desses aspectos e precisa ser considerado em todas as suas instâncias.

Apontar, nesse caso, para alguns de seus benefícios pode ajudar a esclarecer ainda mais suas potencialidades. Algumas delas são:

  • Atração de leads;
  • Visibilidade;
  • Relacionamento;
  • Aumento de vendas.

Logicamente, há uma série de perspectivas que podem fundamentar uma boa relação de marketing digital.

No entanto, é importante entender a respeito dos elementos supracitados a fim de trazer alguns esclarecimentos.

Atração de leads

Sendo um dos pontos mais importantes para qualquer relação dentro do ambiente digital, a atração de leads acaba fundamentando toda razão de ser de uma estratégia de Inbound Marketing.

Isso porque essa característica de mercado corresponde a um possível cliente que entrou em uma plataforma empresarial, mas ainda não efetuou nenhuma ação de compra.

Ela é importante, uma vez que é nela que reside a capacidade de transformar uma simples visita em um site em uma relação de compra.

Uma loja de itens para sistema de freio hidráulico pode, ao aplicar algumas perspectivas de retenção, converter os leads em clientes de uma forma bastante qualificada.

Visibilidade

Em relação a visibilidade, essa acaba sendo a razão de ser do marketing em seus aspectos mais amplos, uma vez que ele tem como base uma comunicação empresarial com o seu mercado.

No caso da perspectiva digital, isso acaba se realizando de forma ainda mais intensa por conta de suas ferramentas.

Saber adotá-las, portanto, acaba ajudando a obter uma boa interação dentro de um público-alvo específico.

Esse aspecto é importante, mas ele não consegue promover sozinho a capacidade da empresa de agir no mercado.

Por isso, é preciso considerá-lo como um elemento inicial de uma relação comercial bem estruturada.

Relacionamento

A qualificação de relacionamento com os clientes sempre foi uma perspectiva muito importante em toda a história do marketing.

Os elementos digitais que passaram a fundamentar a vida cotidiana, no entanto, trouxeram algumas ferramentas importantes para isso.

Hoje em dia, quem adota esses recursos de forma revigorante acaba conseguindo obter um bom desempenho nesse sentido.

Uma loja de materiais eletrônicos que conseguiu manter um relacionamento a partir da venda de um rastreamento de frotas com tecnologia gps, por exemplo, pode ter uma série de benefícios.

Aumento das vendas

Esse é um ponto que há uma incidência fundamental em qualquer crescimento empresarial que deseja se destacar no mercado.

Sendo essa uma das grandes razões para uma implementação de marketing, acaba sendo essencial uma manutenção bem elaborada do marketing digital.

Afinal de contas, todos os pontos citados anteriormente acabam convergindo para esse aspecto tão fundamental.

O poder das mídias sociais

Falar sobre redes sociais tem se tornado uma coisa cada vez mais fácil, justamente, por conta da integração das pessoas à ela.

O que antes poderia parecer algo fora do cotidiano de muitos, hoje em dia, acaba sendo parte essencial disso tudo.

Verificar as redes sociais virou um hábito diário de uma infinidade de usuários e, por isso, suas potencialidades acabaram aumentando ainda mais.

Afinal de contas, quanto mais pessoas transitando em um espaço, maior pode ser a visibilidade de algo que se coloca ali.

Sendo assim, esse acaba sendo um dos elementos mais importantes para a relação das redes sociais com o mundo dos negócios.

O que é social commerce?

Diante disso, as plataformas de e-commerce, também, acabam surgindo como um horizonte estratégico para o meio das redes sociais.

Isso se dá através da junção das potencialidades de comunicação das redes sociais unidas às necessidade das relações comerciais.

Nesse caso, utiliza-se as redes sociais como uma espécie de vitrine que, também, acaba sendo uma plataforma de venda.

Essa importância reside na capilaridade que há dentro desse meio e, portanto, acaba facilitando ainda mais o impacto.

Razões para utilizar o social commerce

Como toda perspectiva digital voltada para o comércio, ela acaba sendo uma tendência importante na hora de agir dentro de um mercado.

Por essa razão, é importante entender algumas razões que podem contribuir com a decisão de utilizar ou não.

Proximidade com os clientes

É importante ter em mente que as redes sociais são plataformas de contato aproximado de pessoas e também das marcas.

Por essa razão, trazer uma experiência comercial para o seu horizonte acaba sendo um aspecto importante para garantir a proximidade.

Uma empresa que vende chocadeira de ovo industrial pode, em grande medida, ter uma série de seguidores que interagem com essas vendas de forma mais qualificada nesse meio.

Conteúdos compartilháveis

Logicamente, nem todos estarão tão engajados com uma marca a ponto de compartilhá-la de forma irrestrita.

Contudo, ao criar um conteúdo relevante nesse sentido é possível que essa relação comece a se estabelecer.

Portanto, o social commerce também funciona como uma forma de catapultar alguns aspectos importantes do e-commerce.

3 dicas essenciais para começar

Entender como construir uma marca dentro das mídias sociais pode ser um fator importante para diversas circunstâncias.

Isso se realiza, também, dentro da perspectiva da consolidação do social commerce como horizonte estratégico.

Criar um bom perfil

Antes de qualquer coisa, é preciso que se tenha uma boa cara dentro das redes sociais para que, assim, seja possível atrair clientes.

Isso vai desde um feed bem trabalhado até, em outra instância, à própria estrutura da página.

Produzir conteúdos relevantes

Atrair clientes para uma plataforma, muitas vezes, pode ser sinônimo da adoção de boas práticas de conteúdo.

Por isso, é de grande importância para uma empresa pensar na criação de conteúdos que sejam bem produzidos e com informações importantes e, além de tudo, que não fiquem datados com o tempo.

Benchmarking

O benchmarking, nesse caso, aparece como uma forma de avaliar o que a concorrência está fazendo.

Essa é uma forma bastante relevante de tentar compreender a respeito das possibilidades que isso pode trazer e, também, das inovações que a empresa pode ter.

Considerações finais

O ambiente comercial dentro da lógica digital tem ganhado cada vez mais novas ferramentas para ajudar a agir.

Diante disso, torna-se importante entender o que é o social commerce e como obter boas práticas neste âmbito.

Isso pode ser feito desde a obtenção das principais realizações que ele é capaz de fornecer até assumir algumas ferramentas de aplicação digital.

Assumir, portanto, esse tipo de ferramenta pode trazer uma série de novas perspectivas e fundamentar alguns crescimentos importantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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