O WordPress é uma plataforma CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que abriga 40% de todos os sites e blogs do mundo. Ou seja, quando o assunto é criação de sites, o WordPress é certamente uma das melhores alternativas.
O sistema oferece temas variados aos usuários, que podem ser customizados a qualquer momento e por qualquer pessoa. Aliás, essa é uma das grandes vantagens da plataforma, permitindo que leigos em programação consigam criar páginas na web sem nenhuma dificuldade.
Para você que não conhece essa ferramenta e está pensando em desenvolver seu primeiro site, acompanhe as dicas que separamos neste artigo e inicie seu projeto hoje mesmo.
Table of Contents
Como criar um site no wordpress em 5 passos
Escolha um domínio
Não importa se você está criando um site para advogados, arquitetos, lojas de ecommerce ou páginas institucionais: o primeiro passo a ser dado é encontrar o seu domínio.
Desse modo, escolha um nome de domínio que tenha a ver com o seu negócio. Feito isso, vá no site registro.br e veja se o nome está disponível. Caso esteja, registre-o e passe a usá-lo como seu endereço eletrônico.
Hospedagem
Agora que você já criou o seu domínio, chega a hora de escolher o serviço de hospedagem que, dentre outras coisas, ficará responsável por armazenar todos os arquivos do seu site.
A boa notícia é que empresas como a Hostinger e a Hostgator oferecem pacotes de hospedagem wordpress, além de fornecerem um ano de domínio grátis.
Faça o download do WordPress
A instalação do software é bem simples e pode ser feita tanto de forma manual, como de forma automática. Abaixo, veja como fazer dos dois jeitos:
Manual
- Acesse o site wordpress.org e faça o download do instalador
- No painel de controle da sua hospedagem, procure pelo Gerenciador de Arquivos
- Lá você vai encontrar uma pasta chamada public_html, onde será necessário fazer o upload do instalador zipado para essa pasta.
- Feito isso, extraia os arquivos, crie uma base de dados e a instalação está concluída.
Automática
Algumas ferramentas foram projetadas para facilitar esse processo de instalação, sendo uma delas o Quick Install. Assim, basta abrir a ferramenta, selecionar a opção “instalar” e aguardar que o procedimento seja concluído em alguns minutos.
De uma cara ao seu site
Enfim, é chegada a hora de personalizar seu site e deixá-lo com a cara da sua empresa. Conforme falamos anteriormente, o WordPress disponibiliza aos usuários diferentes temas e templates, cada um com uma característica única – vale lembrar que, caso queira investir num tema mais exclusivo, você pode optar pelas opções pagas.
O processo de instalação do tema consegue ser mais simples do que instalar o próprio WordPress. Tudo o que você precisa fazer é abrir a plataforma utilizando seu login e senha, selecionar a opção “aparência” no canto esquerdo da tela, clicar em “temas” e “adicionar um novo”.
Por fim, para personalizar o tema e deixar ele do seu jeito, basta selecionar novamente a opção “aparência” e depois clicar em “customizar”.
Não se esqueça dos plugins
Antes de colocar seu site no ar e começar a divulgá-lo para os clientes, não se esqueça de instalar os plugins. Existe uma infinidade desses códigos disponíveis no wordpress, cada um deles com uma função específica.
Por exemplo, você pode baixar um plugin capaz de reduzir o tamanho das imagens do site para facilitar o carregamento da página. Ou então você pode baixar o Yoast SEO para te ajudar nas estratégias de inbound marketing.
Contudo, é necessário tomar cuidado, já que o excesso de plugins pode prejudicar o bom funcionamento do seu site.
Leia também:
- Desmaio: o que fazer?
- Ambulância para remoção
- Ambulância no seu evento? Saiba mais
- Saiba tudo sobre ambulância particular
- Diabetes tipo 1 e 2: saiba as diferenças
- A história da ambulância que você nunca conheceu antes.
- Ambulância tipo A: o que é e quais são os serviços oferecidos por ela?
- Como ajudar um dependente químico que recaiu: 10 maneiras práticas e reais