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Aprenda sobre a função do analista de mercado

Saber como melhorar a experiência de um usuário ou consumidor vem se tornado cada vez mais crucial para que as empresas desenvolvam suas marcas e também aumentem seus ganhos, por isso o analista de mercado vem ganhando notoriedade.

Para que as empresas tenham capacidade de desenvolver novas estratégias de atração é necessária a realização de uma análise de mercado, a fim de conhecer as práticas que vem surtindo efeito tanto para aumentar lucros quanto diminuir gastos.

Portanto, para você entender melhor sobre o papel do analista de mercado, preparamos esse texto que conta com as principais informações sobre essa área que cresce diariamente, principalmente com os avanços tecnológicos.

O que é um analista de mercado?

Para entender melhor sobre as funções do analista de mercado é importante entender o que é essa função. Portanto, esse profissional é o responsável por coletar dados do mercado de atuação da empresa com o intuito de desenvolver as estratégias dos diferentes setores de criação.

A partir dessa análise de mercado, o analista consegue propor melhorias para aprimorar o negócio como um todo, ou seja, desde o desenvolvimento de novas ações de marketing até o desenvolvimento de novas metodologias de produção.

Além disso, é importante ressaltar que o analista de mercado precisa participar ativamente de todos os processos, desde a identificação de possíveis melhorias e oportunidades quanto acompanhar o desenvolvimento das estratégias e mensurar os resultados obtidos.

Por que um analista de mercado é importante?

Ao entender melhor o que é e as responsabilidades de um analista de mercado fica mais fácil compreender a importância e também porque é uma atividade que vem crescendo no mercado de trabalho, não é mesmo?

Portanto, contar com um analista de mercado no quadro de funcionários da sua empresa é importante para aprimorar a produção de estratégias de marketing, fornecendo uma experiência ainda mais completa a todos os seus clientes.

Além disso, o analista de mercado pode também melhorar a empresa com as tendências que vêm ocorrendo no mercado de atuação da empresa, seja uma tecnologia inovadora ou uma prática de comunicação interna, ou externa.

Com isso, é claro que a função do analista de mercado é muito importante para aumentar a lucratividade da empresa e isso também se dá por diminuir custos, já que ele entende quais são as práticas desnecessárias ou menos efetivas que a empresa já utiliza.

O que preciso para ser analista de mercado?

Ao ler o texto você provavelmente deve estar se fazendo essa mesma pergunta, certo? Então, para se tornar um bom analista de mercado é importante que você tenha como características ser uma pessoa curiosa e questionadora.

Afinal, sua função é encontrar soluções, pesquisar incansavelmente maneiras de desenvolver sua empresa seguindo as práticas mais comuns do mercado. Além disso, para tratar bem com todos os dados é essencial que tenha facilidade com números.

A quantificação, a partir do perfil analítico do profissional, é uma das tarefas mais importantes do profissional de análise de mercado, onde precisa traduzir em números todas as informações que angariou durante as pesquisas de mercado. 

Por se tratar de uma área de atuação vasta, o profissional que atua como analista de mercado pode ter algumas formações, como, por exemplo, comunicação, administração e até mesmo economia.

No entanto, o principal é que ele tenha como conhecimentos essenciais alguns fundamentos de marketing e também números, por isso essas são algumas das profissões que produzem analistas de mercado para as empresas. 

Áreas de atuação do analista de mercado

O profissional que exerce a função de analista de mercado tem vasta opção de mercado de trabalho, podendo atuar nos mais diversos segmentos de mercado de empresas, necessário o melhor entendimento das características de cada setor.

Com isso, vagas de analista de mercado podem ser encontradas tanto em pequenas empresas quanto em gigantes multinacionais. No entanto, é essencial que esse profissional tenha ao seu lado uma equipe de inteligência que o auxilie durante o processo de pesquisa.

Além disso, é importante também que as empresas desenvolvam uma política aberta para as sugestões desses profissionais, afinal, eles são os responsáveis por trazer respostas às várias perguntas que os setores de uma empresa precisam fazer diariamente, como, por exemplo, como está a conversão de vendas ou experiência do usuário no site.

Como fazer uma análise de mercado?

Agora que você já sabe as principais atribuições de um analista de mercado, vamos apresentar como é a rotina desses profissionais. Primeiramente, é essencial que o analista tenha conhecimento total do mercado de atuação da empresa.

Por isso, é importante que ele conheça minuciosamente os afazeres da sua própria empresa, mas também os pontos fortes e fracos dos principais concorrentes. O maior conhecimento sobre o setor possibilitará pesquisas mais aprofundadas e assertivas.

Após esse conhecimento profundo do setor, para realizar uma boa análise é necessário também conhecer o público-alvo da empresa, tanto nas questões envolvendo comportamentos e hábitos, ou seja, qualitativo, quanto em questões sobre idade e classe social referentes às questões quantitativas.

Por fim, com todas essas informações é possível enfim realizar as análises desejadas, que podem ter relação direta com a precificação e qualidade do produto, como também sobre a conversão e aceitação dos clientes da empresa.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas sobre o analista de mercado fica evidente que é uma profissão extremamente importante para atrair novos clientes e também desenvolver as estratégias de comunicação da marca.

De modo geral, a área de atuação do analista de mercado é bastante abrangente, contendo profissionais de comunicação, administração e também economia que possuem em comum o conhecimento profundo sobre marketing e números.

Entretanto, o texto apresenta também que para ser um bom analista de mercado a pessoa precisa conseguir traduzir em números as informações coletadas. Além disso, o profissional precisa ter como personalidade ser muito curioso e questionador.

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o mercado do analista de mercado, você já pode tentar se capacitar para desempenhar essa função ou até mesmo conversar na sua empresa sobre a necessidade da contratação de colaboradores dessa categoria.

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