Miranda Brasil
Image default
noticias

Uma das maiores festas do Brasil, o Carnaval reserva uma grande variedade de ritmos, culturas e comemorações. Certamente os desfiles no Rio de Janeiro e em São Paulo, com as músicas Carnaval 2023 são o maior destaque dessa época. 

Por isso, para escutar os principais sambas enredos que se apresentaram nos desfiles é possível dividir assinatura de tocadores de música com amigos e familiares. Assim, se divertir com as músicas e ainda economizar seu dinheiro. 

Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre as músicas Carnaval 2023. Conheça os sambas enredo das escolas do grupo Especial e encontre as que você mais gosta e ouça. 

 

Músicas Carnaval 2023 no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é palco de uma das maiores celebrações do Carnaval por todo o país. Além dos milhares de blocos espalhados pelas ruas cariocas, os desfiles das escolas de samba são um show à parte. 

Por isso, o Sambódromo se tornou um dos principais símbolos da cultura brasileira para o mundo. Com seus 700 metros de extensão, a Marquês de Sapucaí é palco de diversos desfiles memoráveis e ótimos enredos, atraindo fãs de todo o mundo. 

1- Imperatriz Leopoldinense 

 “O Aperreio Do Cabra Que O Excomungado Tratou Com Má-Querença E O Santíssimo Não Deu Guarida” é o samba enredo da escola em 2023. Com isso, a escola levou ao Sambódromo a história dos cordéis nordestinos. 

Desse modo, o desfile apresentou a chegada de Lampião e Virgulino ao céu e ao inferno. Com uma apresentação espetacular, a Imperatriz Leopoldinense conquistou o título de campeã do Carnaval 2023 do grupo Especial do Rio de Janeiro. 

2- Unidos do Viradouro

O enredo escolhido pela Viradouro foi “Rosa Maria Egípcia”. Conhecida por ser a primeira mulher negra a escrever um livro, foi trazida da África para o Brasil em 1925. O carnavalesco Tarcísio Zanon e toda a equipe conseguiram a segunda colocação. 

3- Unidos de Vila Isabel

O renomado carnavalesco Paulo Barros, trouxe a avenida da Marquês de Sapucaí o samba enredo “Nessa festa eu levo fé”. A partir disso, a escola teve o intuito de celebrar a capacidade da fé das pessoas, valorizando a diversidade religiosa. 

Dragoes da Real 1

4- Músicas Carnaval 2023: Beija-Flor de Nilópolis – “Brava Gente! O Grito Dos Excluídos No Bicentenário da Independência”

Conhecida como “Brava gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência” o samba enredo da Beija-Flor homenageia a expulsão das tropas portuguesas em 1823. Ou seja, uma celebração aos 200 anos do fato marcante acontecido na Bahia.

Desse modo, o desfile contou com uma grande quantidade de símbolos e momentos marcantes da rica história brasileira. Para isso, os carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues tiveram o auxílio do pesquisador Mauro Cordeiro.

5- Estação Primeira de Mangueira

“As Áfricas que a Bahia Canta” é um enredo dos carnavalescos Annik Salmon e Gui Estevão. Com o objetivo de valorizar a força feminina, a música e o desfile buscam apresentar a força das baianas com base nos cortejos afros. 

6- Acadêmicos do Grande Rio 

Com o enredo “Ô Zeca, O Pagode Onde É Que É? Andei Descalço, Carroça E Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber E Batucar”, Acadêmicos do Grande Rio apresentou homenagem ao grande sambista Zeca Pagodinho. 

Para isso, na Marquês de Sapucaí, a escola apresentou nas suas alegorias e carros um pouco da história do Zeca Pagodinho e utilizou a música “Zeca, cadê você” de Jorge Aragão como base para o samba enredo.

Músicas Carnaval 2023 em São Paulo

Depois de conhecer as 6 principais músicas Carnaval 2023 das 6 primeiras colocações do Rio de Janeiro. Vamos conhecer um pouco mais sobre as 6 primeiras colocadas no desfile de São Paulo no Anhembi. 

1- Mocidade Alegre – “Yasuke”

A campeão dos desfiles de São Paulo 2023, levou a aveninada o tema do primeiro samurai negro, Yasuke. Com o samba enredo. Com isso, o desfile criado pelo carnavalesco Jorge Silveira apresentou um pouco das culturas brasileiras e japonesas.

2- Mancha Verde

Com o samba enredo “Oxente, Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil” a então campeã de 2022, Mancha Verde apresentou um pouco da cultura do xaxado e do Nordeste. Com isso, o carnavalesco Paulo Serdan teve a honra de apresentar ao mundo a cultura nordestina.

3- Músicas Carnaval 2023: Império de Casa Verde

O samba enredo “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical” apresentou o desenvolvimento da música no Brasil através dos tambores africanos. Uma linda apresentação desenvolvida pelo carnavalesco Leandro Barbosa.

4- Acadêmicos do Tatuapé

Já a Acadêmicos do Tatuapé e seu carnavalesco Wagner Santos desenvolveram na avenida o samba enredo “Do Caminho do Ouro A Economia Azul. Patrimônio Mundial, Cultura E Biodiversidade. Paraty, Cidade Criativa da Gastronomia”.

Ou seja, uma homenagem da escola paulista a uma das principais cidades históricas do Rio de Janeiro e do Brasil, Paraty. Além de ser conhecida como grande cidade para a gastronomia, Paraty é o ponto final da Estrada Real, ainda no período colonial.

5- Dragões da Real 

O samba enredo “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas” da tricolor da Vila Anastácio levou à avenida a cultura e as belezas de João Pessoa. Para isso, o carnavalesco Jorge Freitas foi o responsável.

6- Tom Maior

Por fim, “Um Culto Às Mães Pretas Ancestrais” apresentou na avenida através do trabalho do carnavalesco Flávio Campello uma homenagem às mães pretas espalhadas por todo o Brasil.

Estacao Primeira de Mangueira 1

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender que as músicas Carnaval 2023 são repletas de histórias e cultura. Por isso, escutar os sambas enredo é ouvir um pouco sobre a história do Brasil e de partes do mundo. 

Desse modo, o Carnaval se mantém a cada ano como uma das principais celebrações do Brasil, valorizando a diversidade cultural e religiosa. Para isso, utiliza de muito colorido, músicas e encantamento para apresentar ao mundo toda sua beleza.

Agora que você já conhece as músicas Carnaval 2023 você pode escolher as suas favoritas e escutar diariamente. 

Leia também:

Related posts

Por que você precisa de um seguro residencial: Prevenir é melhor que remediar

Jorge Torrez

Como Tirar Tatuagem de Henna: Guia Prático e Eficaz

Gilson Rodrigues

Conheça os principais tipos de seguros de vida

Gilson Rodrigues