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4 formas de ter mais controle de vendas!

O controle de vendas é uma prática fundamental para o crescimento e o sucesso da companhia, mas o gestor precisa analisar como ela acontece dentro do negócio.

Tendo em vista que o principal objetivo do empreendimento é obter lucros, então precisa vender seus produtos e serviços. Só que esse processo precisa ser eficiente e o gerente de vendas deve ter total controle sobre ele.

Melhorar o desempenho das vendas não é algo que acontece por acaso, mas por meio do funcionamento integrado e eficiente de vários setores e etapas. Também não se baseia apenas no comercial, visto que precisa se comunicar com outros setores.

Em outras palavras, para que o processo flua e entregue valor ao cliente final, é necessário que o departamento de vendas tenha uma boa comunicação com o marketing, financeiro e estoque.

Essa atividade também depende de estratégias que engajem a equipe, além do acompanhamento contínuo de cada etapa da negociação.

Para ter sucesso com o controle de vendas, é imprescindível conhecer seu conceito, entender a importância para as empresas, como fazer de maneira eficaz, os benefícios que pode trazer e como escolher o software adequado.

O que é controle de vendas?

O controle de vendas é uma metodologia que engloba diferentes processos e setores dentro da organização para melhorar o fluxo de vendas.

É algo que vai desde o recebimento de suprimentos até o processo comercial, acompanhamento do trabalho dos vendedores e finalmente chegando ao envio e recebimento de mercadorias.

Seu propósito é controlar as vendas para acompanhar e registrar as transições, analisar dados, monitorar a equipe e criar estratégias que trazem melhorias contínuas para os resultados.

Se um fabricante de caixa de lanche personalizada fizer um controle de vendas eficiente, consegue identificar gargalos operacionais e oportunidades que ajudam a vender mais.

Importância do controle de vendas

O controle de vendas é crucial para a saúde financeira do negócio, uma vez que sua sobrevivência depende de recursos que chegam até a marca por meio da venda de seus produtos e serviços.

Acompanhar esse processo ajuda a estabelecer atitudes que aumentam as vendas, o engajamento do time comercial, além de identificar produtos e períodos de maior venda e estabelecer estratégias de marketing para captar clientes.

É uma ação que ajuda a identificar as soluções mais procuradas pelos consumidores e a melhor época para vender. Essas informações ajudam a elaborar um planejamento de compras e a prever o retorno financeiro.

Todas as áreas da empresa são impactadas de maneira positiva e a companhia consegue programar cortes de gastos, contratação de funcionários e acordos com fornecedores, evitando surpresas negativas para o caixa.

Em um fabricante de ripa para telhado, o controle de vendas e o fluxo de caixa permite que a área financeira esteja sempre em dia.

Além de trazer mais previsibilidade sobre o fluxo de caixa futuro, o gestor sabe o valor do capital de giro para fazer investimentos que melhoram ainda mais as vendas.

Por fim, a ferramenta melhora o controle de estoque para que a marca tenha a quantidade de mercadorias necessárias e possa atender as demandas. Da mesma forma, evita que mercadorias fiquem paradas, o que traz muitos prejuízos.

O gestor terá mais facilidade para lidar e negociar com fornecedores, podendo se programar para períodos de alta nas vendas.

Dicas para fazer o controle de vendas

Para ter acesso a todos os benefícios desse processo, é fundamental saber implementá-lo do jeito certo. Para isso, algumas dicas são:

1. Registrar as vendas

É essencial registrar informações sobre operações efetuadas pela empresa de maneira organizada, e entre as mais importantes estão:

  • Dados completos de produtos vendidos;
  • Quantidade;
  • Forma de pagamento;
  • Ticket médio;
  • Dados do cliente.

Um fabricante de máquina de café expresso para restaurante deve usar sistemas inteligentes que possam ser integrados a outras plataformas, como um software CRM, para cadastrar automaticamente os dados e verificar relatórios com indicadores e métricas.

2. Capacitar os vendedores

Para que o controle de vendas seja realmente eficiente é muito importante treinar o time de vendedores e manter a equipe motivada.

O treinamento potencializa o desempenho individual e coletivo, mostra a direção que os profissionais devem seguir e ajuda a solucionar problemas.

Se a equipe estiver bem treinada, o processo de vendas será muito mais eficaz e a empresa terá mais vantagem competitiva. Para treiná-los, existe a opção de investir em eventos corporativos, palestras e cursos.

3. Mapear o fluxo de vendas

É muito importante deixar claro para a equipe quais são as etapas de vendas para padronizar o processo e ter mais controle.

Uma empresa de descarte de resíduos contaminados deve organizar o fluxo de vendas e estrutural para que todos saibam como agir de maneira clara e rápida.

O documento deve conter informações e um passo a passo sobre prospecção, apresentação da marca, modelo de proposta comercial, possibilidades de follow-up e como agir ao fechar negócio.

4. Fazer gestão de estoque

Não é possível vender uma mercadoria que não está disponível no estoque ou deixar de oferecer um produto porque ele esgotou.

Para que o controle de vendas seja realmente eficiente, é preciso um controle de estoque eficaz, registrando todas as informações de entrada e saída, identificar os produtos que mais vendem e qual é a época do ano em que a demanda aumenta.

Benefícios do controle de vendas

O controle de vendas é benéfico por muitas razões. Em primeiro lugar, consegue melhorar o desempenho da equipe, visto que os vendedores terão acesso a dados confiáveis e seu trabalho será analisado constantemente.

Isso traz mais autonomia para a equipe de vendas de uma loja de rack com painel madeira madeira, além de terem mais capacidade de lidar com problemas de maneira eficiente, por meio de uma visão abrangente das etapas do processo comercial.

Algo fundamental para qualquer negócio é ter previsibilidade do fluxo de caixa e se o negócio tem conhecimento sobre seu processo comercial e sobre seus clientes, consegue compreender momentos de sazonalidade e produtos com mais saída.

Tudo isso é possível por meio do controle de vendas e o recurso ainda ajuda a evitar gastos desnecessários, uma vez que compreende as demandas do negócio.

Fazer o gerenciamento adequado dos recursos é uma forma de conter gastos desnecessários e impulsionar o crescimento da marca, afinal, os esforços serão direcionados de maneira mais assertiva.

Os preços serão mais competitivos e a marca terá mais chances de alcançar clientes, como resultado, consegue melhorar seus lucros.

Entretanto, para que tudo isso seja possível, uma empresa de pista fria precisa saber como escolher o software certo para o controle de vendas.

Como escolher um bom software?

Um software de gestão de vendas precisa ser intuitivo, ou seja, um sistema simples e fácil de usar para que a rotina comercial não tenha dificuldades em utilizá-lo e integrá-lo a diversos departamentos.

Existem muitas soluções disponíveis no mercado e o papel do gestor é pesquisar os desenvolvedores, as características dos programas e o que ele pode oferecer para o empreendimento.

Tendo isso em vista, algo muito importante a ser feito é conhecer o próprio negócio, suas características, a realidade em que está inserido, o perfil da equipe de vendas e os propósitos que pretende alcançar.

Depois de fazer isso, uma loja de móveis para sala planejada simples deve organizar os vendedores e colaboradores para saber quais são suas dores, como se sentem ao realizar suas atividades no dia a dia, entre outras questões fundamentais.

Ao conhecer o trabalho da equipe de vendas, fica mais fácil identificar gargalos na realização das tarefas e de que maneira devem ser solucionados.

O ideal é encontrar um software capaz de suprir essas necessidades e que colabore com todas as etapas do controle no setor comercial.

Pelo fato de existir muitas opções do mercado, gestores que não conhecem muito bem essas soluções podem ficar um pouco confusos. Para resolver essa questão, uma boa dica é optar por um sistema CRM.

Um fabricante de acelerador de pega para cimento utiliza essa solução para registrar informações sobre os clientes, como dados pessoais, localização e histórico de contatos.

Por meio dele, os vendedores podem saber o andamento de uma negociação, os produtos que o cliente costuma comprar, dificuldades que apresentou com uma solução, reclamações, entre outros.

Considerações finais

Ter controle sobre as vendas é muito importante para coordenar melhor a equipe comercial e encontrar soluções para o sucesso das estratégias.

Vender não é simplesmente oferecer um produto ou serviço para o cliente, mas acompanhar de que modo tudo isso acontece, as dificuldades dos vendedores e as reais necessidades do consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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