Miranda Brasil
Image default
negócios

Inteligência artificial e agronegócio: conheça sua relação

A inteligência artificial e agronegócio são dois pontos que, ao longo dos anos, passaram a unir-se com o objetivo de melhorar ainda mais os procedimentos e os resultados que eram apresentados. 

Com as transformações tecnológicas cada vez mais presentes dentro de diferentes áreas da sociedade e do mercado, um dos nichos que busca se modificar e reinventar cada vez mais é o agronegócio.

Não apenas por questões financeiras, por ser um dos nichos mais rentáveis, como também ligados às questões ambientais, a inteligência artificial que também pode receber a nomenclatura de IA vem se tornando mais recorrente dentro deste nicho. 

Essa tecnologia foi desenvolvida na década de 50 por John McCarthy nos Estados Unidos e sendo aprimorada ao longo dos anos conforme novas tecnologias passaram a surgir.

A inteligência artificial pode estar presente desde o controle de água em uma mangueira de incêndio 15m até em procedimentos do agronegócio, fazendo com que máquinas ou sistemas inteligentes realizem ações similares à inteligência humana. 

Para que a relação entre ambos seja conhecida, é fundamental saber quais são os impactos ou então como são as principais aplicações dentro destes segmentos, para que assim as pessoas saibam como usar esta tecnologia como aliada. 

Conhecer como as transformações colaboram para que procedimentos antigos possam ganhar novos aspectos ainda melhores é um meio de sempre se manter atualizado, e assim fazer com que pequenas franquias de sucesso tenham bons resultados mais cedo. 

Impactos de inteligência artificial na agricultura

Dentro do segmento de agricultura, por estar ligado diretamente com a natureza de algum modo, desde clima, condições do solo e a temperatura em épocas do ano, a inteligência artificial pode oferecer impactos em alguns pontos como previsões e melhorias genéticas. 

Do mesmo modo que as conexões virtuais também oferecem impactos aos negócios desta segmentação com seus dados ou até mesmo, a velocidade pela qual a informação é compartilhada. 

Com uma boa conexão com os dados e até mesmo com sistemas que possam ajudar na previsão do tempo, as plantações ganham maiores previsibilidades sobre como estarão as condições em diferentes épocas.

Acesso a dados climáticos são algo que geram impactos quando trata-se de agricultura, especialmente por ser um fator que acaba influenciando nos resultados e por meio da inteligência artificial, até mesmo as condições do solo podem ser descobertas. 

Proporcionando um conhecimento que até mesmo gera impactos em fazer com que a bobina de campo do motor de partida possa aguentar ou não as condições sobre quais será usada no final da plantação. 

As fazendas que usam conhecimento tecnológico como aliada podem até mesmo se estabilizar ainda mais no segmento, e com isso, se tornarem uma referência que permite novos clientes e fechamento de parcerias. 

Com uma boa inteligência artificial atuando não apenas na administração do empreendimento como na prática no campo, as chances de um crescimento em menor tempo ganha bons percentuais, algo fundamental para gerar estabilidade. 

As principais aplicações no agronegócio

Dentro do agronegócio, as principais aplicações de inteligência artificial que podem ser relacionadas com este segmento estão presentes em pontos como: 

  • Previsão do tempo;
  • Qualidade do solo;
  • Controle de pragas;
  • Manejo de água.

A previsão do tempo é um dos pontos mais importantes dentro do agronegócio, especialmente porque é capaz de influenciar de modo negativo ou positivo toda a safra. 

O aumento da poluição é uma das aplicações que o uso de inteligência artificial ajuda dentro do agronegócio, fazendo com que os impactos da natureza sejam melhores compreendidos para saber o momento certo do plantio. 

Desde as sementes mais adequadas até a qualidade do solo, a inteligência artificial proporciona que as operações realizadas sejam com grandes eficiências, tal como uma instalação de alta tensão pode proporcionar segurança. 

Tratando-se do solo, suas condições são fundamentais e por isso com a ajuda dos dados que estão na IA e equipamentos como câmeras, condições do ar e o tempo, o reconhecimento do momento certo torna-se maior. 

Até mesmo a verificação de como estava o solo antes, durante e depois que o plantio foi realizado para que assim, a próxima lavoura possa oferecer resultados ainda melhores que a anterior. 

Outra aplicação fundamental dentro do agronegócio em relação à inteligência artificial está em torno do controle de pragas ou ervas daninhas que, se não forem controladas, podem acabar com uma plantação em um curto espaço de tempo. 

Com a ajuda da tecnologia, pode-se ter uma detecção de quais são os pontos que precisarão de defesas para que haja uma economia monetária na compra de produtos que possam combater, bem como uma diminuição nos impactos do meio ambiente. 

Em relação a água, o controle também é fundamental, desde um regador de plástico em pequenas hortas até equipamentos mais robustos para abranger uma lavoura inteira. 

Evitando o desperdício, como também uma melhor safra, as necessidades de irrigação para que a plantação fique saudável é uma aplicação da IA que pode ser realizada de forma que contribua para resultados positivos. 

A qualidade da água também é outra forma que a tecnologia pode interferir para apresentar o que está ou não bom, e assim fazer com que a lavoura tenha bons resultados com produtos de qualidade em uma operação de delivery de verduras e legumes

Aos poucos, o negócio pode fazer as modificações necessárias para que a inteligência artificial abranja mais de um campo dentro do agronegócio e com isso, tenha uma qualidade que proporcione o destaque da concorrência. 

Os avanços da tecnologia no agronegócio

O ato de plantar é um dos mais antigos na história da civilização. Com datações remetentes aos primeiros grupos sociais, a agricultura ao longo dos anos foi se modificando de acordo com as condições do local que era implantada. 

Começando por cereais e raízes até a descoberta das sementes, aos poucos a agricultura foi se modernizando com ajuda de ferramentas, fazendo com que a produção pudesse ajudar os grupos civis em épocas mais críticas do tempo.

Com as descobertas tecnológicas sendo cada vez mais presente, equipamentos como bateria 150 amperes para caminhão como forma de entrega mais rápida, estradas de ferro e outras ações passaram a estarem ligadas com este universo. 

O aprimoramento da inteligência artificial em diferentes áreas fez com que profissionais do meio rural buscassem formas de incorporar essa tecnologia dentro das suas ações, desde o plantio até a administração. 

Tanto com Aprendizado de Máquina (Machine Learning) como por outras formas de inteligência artificial para que pudesse oferecer melhores resultados, esta tecnologia oferece tanto cenários de inovação como de melhorias. 

Principalmente quando se trata de meio ambiente, um tópico do qual cada vez mais entra em ação dentro da sociedade para criação de medidas que reduzam os impactos e mantenha boas condições da natureza. 

Outro ponto que a tecnologia proporcionou foi uma maior autonomia para quem usa a IA, desde uma empresa que fabrica película protetora automotiva até aqueles que trabalham com plantações de sementes ou frutos. 

De modo que os resultados proporcionados fazem com que estas empresas ganhem destaque dentro da segmentação que atuam, fazendo com que o prestígio seja ainda maior e ocorra uma competição dentro do mercado. 

Os avanços proporcionam bons resultados quando se há um conhecimento adequado e por isso, quanto mais souber como unir estes pontos como algo vantajoso, maiores e melhores serão os resultados conquistados. 

Não apenas tratando-se do negócio em si mas em questões ambientais, fazendo a reputação do empreendimento alcançar novos patamares e ficar ainda mais estável mesmo com crises ocorrendo no mercado. 

Considerações finais 

As mudanças que ocorrem dentro do mercado estão ficando cada vez mais frequentes e são cada vez mais utilizadas, especialmente tecnologias que possam contribuir com uma melhoria nas operações ou então na conquista de novos consumidores. 

Uma das tecnologias que vem conquistando cada vez mais espaço é a inteligência artificial que pode fazer com que uma plantação tenha um resultado satisfatório próximo ao que é desejado, especialmente porque há dados que ajudam na tomada de decisões. 

Desde o clima ou condições do solo, a inteligência artificial unida com o agronegócio oferece uma maior estabilidade para os empreendimentos que atuam dentro desta área como uma introdução em uma nova era para o ato de plantar. 

Essa tecnologia, que ao longo dos anos, veio se modificando e aos poucos proporcionou aos negócios uma chance de crescimento, conquista de mercado e oferece produtos com boa qualidade. 

Portanto, unir a tecnologia com uma prática essencial dentro da sociedade é algo que aproxima dos resultados desejados e até mesmo oferece uma alternativa para que haja meios mais sustentáveis da prática ser realizada. 

Um equilíbrio entre tecnologia e sustentabilidade dentro do mercado proporciona uma humanização e outra forma que a marca será vista, ganhando estabilidade suficiente para que o negócio conquiste suas metas estabelecidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Related posts

6 dicas de como fazer um planejamento financeiro

marcella pontes

Maximizando o potencial empresarial através da transformação digital

Gilson Rodrigues

Quanto tempo demora para aprender banco de dados?

Jorge Torrez