Miranda Brasil
Image default
saúde

Colar de âmbar é eficiente para a dentição dos bebês: mito ou verdade?

Muitos pais tentam aliviar a dor da fase da dentição com colares de âmbar em seus bebês. Mas eles representam um risco de asfixia.

O nascimento dos primeiros dentes do bebê pode ser uma situação muito chata para o pequeno e estressante para os pais. Por isso, muitos adultos recorrem ao uso de colares de ambar para tentar aliviar a dor da dentição. Elas consistem em pequenas gotas de âmbar e são colocadas ao redor do pescoço do bebê durante a fase da dentição.

Apesar de ser um acessório da moda atual, esses colares existem há muitos anos. Os vendedores fazem propaganda do seu consumo e seu uso devido ao suposto poder analgésico natural que o âmbar possui.

Mas mesmo com as boas intenções dos pais, é essencial você saber que o colar é um acessório potencialmente perigoso para o bebê. De fato, as sociedades científicas não aprovam seu uso.

Os colares de âmbar são totalmente seguros para os bebês?

Como já havíamos mencionado, não é aconselhável usar colares de âmbar em bebês para aliviar a dor de dente e a principal razão é que eles podem estrangular e asfixiar as crianças.

Mas independente do material, colocar um colar no pescoço de um bebê ou uma criança e deixar um objeto feito de miçangas à mão delas é um grande perigo.

Quais são as propriedades do âmbar?

Muitos dos pais que preferem remédios caseiros e os naturopatas consideram a pedra âmbar uma solução atraente para a dor. Mas é de extrema importância interpretar com cautela as informações que circulam sobre esse assunto que possuem propriedades naturais de cura, principalmente quando se referem a elementos que adquiriram grande popularidade .

O benefício do âmbar vem do ácido succínico que é liberado quando a pedra entra em contato com a pele do bebê. Supostamente, a pele absorveria essa substância que agiria como um anti-inflamatório natural para as gengivas, aliviando a dor.

Além disso, alguns usuários que defendem o âmbar afirmam que este elemento também estimula a glândula tireóide, o sistema imunológico e o sistema respiratório. Outros mecanismos foram atribuídos a ele para reduzir o estresse.

Os riscos de um bebê com um colar de âmbar

A verdade é que até hoje não existem provas científicas que comprovem os seus benefícios, incluindo o alívio do desconforto da dentição.

Embora seja de conhecimento que o âmbar do Mar Báltico contém ácido succínico, não há evidências que comprovem que esse elemento seja realmente absorvido pela pele quando atinge a temperatura corporal. E mesmo se isso acontecesse, as concentrações absorvidas seriam muito baixas para produzir um efeito terapêutico significativo.

Quais são os riscos dos colares de âmbar para a dentição?

Além do debate sobre sua eficácia, é importante também considerar o risco associado ao seu uso em bebês e crianças pequenas.

Qualquer coisa amarrada no pescoço de uma criança pode causar a morte por estrangulamento. Além do risco de asfixia, a criança pode se engasgar com uma das pequenas gotas de âmbar entrar em suas vias aéreas.

Por essas razões, em muitos países, estes colares foram retirados de venda e não é indicado o seu uso em crianças menores de 36 meses.

Alguns fabricantes afirmam que os acessórios são feitos com miçangas de tamanho adequado para crianças e que são confeccionadas de forma especial para que as miçangas não saiam. Mas nenhuma evidência científica comprova sua segurança.

Um bebê e o colar de âmbar

Então quais são as alternativas para trocar os colares de âmbar para a dentição?

Como mencionamos, recorrer a colares de âmbar durante a dentição não é uma boa ideia. 

Mas isso não significa que não há mais nada que se possa fazer. Existem outras maneiras mais seguras de ajudar os bebês com seus primeiros dentes, inclusive utilizando âmbar com pulseira bebe.

Mas há outras dicas para manter substituir o âmbar para o alívio da dor, como:

  • Um chocalho
  • Suavemente, massageie e estimule as gengivas
  • Priorize os produtos frescos e naturais 
  • Aplique itens ou alimentos frios nas gengivas
  • Use medicamentos anti-inflamatórios
  • Seja paciente durante essa fase

Colares de âmbar para a dentição: mais riscos do que benefícios

A fase de dentição é um processo normal e esperado em bebês. E mesmo que para algumas crianças possa ser muito chato e doloroso, a verdade é que é algo tolerável e temporário.

Usar colares de âmbar para aliviar a dor da dentição, na verdade, tem mais riscos do que benefícios. Já que existem métodos muito mais fáceis e seguros para acalmá-los. 

Acompanhar seu pequeno com paciência e amor, tentando passar essa fase com naturalidade, é a melhor estratégia a seguir.

Se caso você tiver alguma dúvida ou preocupação com a dor de dente do bebê, o melhor é procurar um pediatra de confiança.

Leia também:

Related posts

Aprenda a perder peso com esses chás práticos 

MirandaBrasil

Conheça os riscos do clareamento dental caseiro

MirandaBrasil

Entenda tudo sobre o câncer de boca e como prevenir

MirandaBrasil

Deixe um Comentário